quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Governo de Minas faz reforma administrativa, devendo cortar 165 mil vagas de servidores;

A Secretaria de Planejamento e Gestão deve indicar o corte de 165 mil vagas. O Governo informa que uma reforma administrativa está em discussão e que projeto de lei sobre o assunto será enviado à Assembleia Legislativa.


O governo de Minas não adiantou se haverá cortes de vagas do funcionalismo, com a reforma administrativa. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhâes, o assunto ainda está sendo tratado pelo Executivo. "As medidas para redução do gasto público ainda estão sendo validadas com todo o Governo de Minas de forma a reduzir custos sem prejudicar o atendimento à população”, afirmou o secretário na manhã desta quinta-feira.

O jornal Folha de S.Paulo informou na edição desta quinta-feira, 28.01, que haverá  extinção de 165 mil vagas hoje não preenchidas, representando 42% dos 391 mil servidores da administração estadual. "Vamos fazer um corte grande", teria dito o governador Fernando Pimentel ao jornal para justificar o corte. Em nota, o secretário do Planejamento não comentou o corte. "O projeto de reforma administrativa do estado será enviado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais no início do ano legislativo. Na ocasião, todas as ações serão anunciadas", diz o texto.

A Folha de S.Paulo afirma ainda que a medida atingirá todos os órgãos do governo, exceto a área de segurança pública. Além disso, o governo de Minas deverá promover a fusão de 26 órgãos e secretaria. De acordo com a matéria, as medidas se justificam em função da queda da arrecadação no ano passado, quando eram esperados uma coleta da ordem de R$ 85 bilhões, que acabou se confirmando na casa dos R$ 75 bilhões. Só o ICMS caiu 8%. O Estado gasta 48,7% da receita com a folha de pagamento.

Haverá extinção de órgãos públicos e fusão de outros. No interior do governo, há comentários da extinção da COHAB - Companhia de Habitação de Minas Gerais, RURAL MINAS, CODEMIG, MGI e outras.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário