quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval de Minas Novas: Bloco Magalhães anima e resgata carnavais populares

Bloco Magalhães desfila alegria, cantando a água, a dona da vida.

Arte: Vânia Beatriz e Raquel Magalhães

O carnaval de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, vem se remodelando, com o surgimento de Blocos, como existia nos antigos carnavais.


O Bloco Magalhães tem sido o protagonista do surgimento de blocos e animação de rua no carnaval da cidade. 


No sábado, 06.02, como acontece há 10 anos, mais de 200 foliões saíram dançando e cantando marchinhas, frevos e sambas, animado por um minitrio elétrico, com uma banda formada pelos músicos do lugar Dalton Magalhães, Vânia Beatriz, Liu Evangelista, Bravaloka, Arlindo Ziriguidum e Juninho Silva.



Mensagem do Bloco Magalhães:
Com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições do carnaval de Minas Novas, o Bloco este ano cai na folia com alegria, trazendo o tema “DENTRO DE MIM CORRE UM RIO”.
O referido tema chama o folião para uma viagem dentro de si, uma reflexão sobre a atualíssima questão da água, que afeta todo o planeta, da poluição dos rios, do descuido do homem com a natureza e da nossa responsabilidade sobre a seca e a morte dos nossos rios.



O local de concentração, na Rua do Mercado, na casa da Dalma Magalhães e no Resturante Popular Dona Áurea, começou a receber os participantes que chegavam vestidos com as camisetas com a temática"Dentro de mim corre um rio". Foram mais de 30 estampas diferentes que registram  a questão da água e da seca, na região.



O tema água chamou chuva, pois pouco antes da saída do Bloco, uma chuvinha caiu para refrescar e animar mais ainda os foliões.




Durante o dia, as irmãs Deyse, Dária e Carminha Magalhães davam os retoques em algumas fantasias. 



Dalton e Zé Antônio Magalhães, junto com o pessoal da Banda, arrumavam o trio. Muita gente chegando de viagem, indo buscar a fantasia e o abraço de boas vindas dos amigos.



Por volta das 20 horas, vinha pingando gente alegre por todos os lados. O trio elétrico puxava o som das músicas de carnaval que levava alguns a dar passos de frevo e samba.


Por volta das 21:15 h, a banda puxou sambas e frevos que agitava a galera. 

Quando o trio começou a se mover, a alegria era geral. 


Zé Pinheiro, com a companheira Flávia Mota, ria atoa. Estavam felizes pelo encontro com os amigos, através da música e do genuíno carnaval popular. Ângela de Dona Adir, que mora há décadas em Teófilo Otoni, lembrava que, há 10 anos, não brincava o carnaval. Voltava com energia, com a força do Bloco.



Marília Jardim, de Coronel Murta, estava alegre, dançando e cantando, dando risadas o tempo todo. É gritava: "É bom demais!"




Todos da família Magalhães se sentiam fulgurantes. Deyse, Carminha, Doris, Dalma e Dária se juntavam a filhos, companheiros e amigos, cantando a plenos pulmões. 


Dalton dava o tom no comando da banda que fervia quando puxava o frevo "Carnaval Bom demais de Minas Novas!". Geraldo de Isaías falava emocionado do papel da família Magalhães na animação do carnaval da cidade.E destacava que o Bloco participou da pré-temporada, em Belo Horizonte, durante  3 fins de semana seguidos.




Pelas ruas da cidade
Quando o Bloco juntou cerca de 200 pessoas, deu saída na rua do Mercado, passando pela Praça dos prédios históricos da Prefeitura e Banco do Brasil, subindo a ladeira, em direção à Avenida Waldemar César Santos.
A cada momento entrava mais gente no cordão da folia. 


Assim foi, abrindo o Carnaval Bom Demais de Minas Novas. Os frevos, marchinhas e sambas também lembravam histórias de antigos carnavais. A música de Dalton Magalhães que virou hino e slogan da folia da cidade agitava quem dançava na avenida e quem assistia nas calçadas.



Quem se encaminhava para o encontro do grande trio elétrico, no Alto da Gruta, fazia festa, engrossando as brincadeiras.



O Bloco foi até a Gruta, descendo a Avenida, esperando o grande trio elétrico, com Reinaldinho, do Terrasamba, abaixo da Igreja do Rosário, onde continou como o carnaval frevado e animado de Minas Novas.



Ali, Dalton e Vânia  falaram sobre a temática da água que o Bloco quis registrar. A água, a dona da vida, irrigava os corações e mentes de todos, de tanta gente que buscava viver, conviver, comemorar e saudar a alegria,  com danças e músicas.
E lembrou que, em todos os anos, o Bloco sai com uma temática social e cultural.



O desfile terminou ali, com muito suor encharcando as fantasias, com abraços, risos de alegrias e exclamações: "Bom demais, né?". Com confirmação de todxs: "Foi demais"!




Leia mais sobre o Bloco Magalhães, acessando os links:


Veja o video da saideira em Belo Horizonte:
Balaio apresenta: Bloco Magalhães em BH



O Bloco Magalhães surgiu em Minas Novas e está presente no Carnaval da cidade há 10 anos... 
Em 2016, pela primeira vez no Carnaval de BH! O bloco saiu em cor...
YOU





Nenhum comentário:

Postar um comentário