quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Moradora do Vale do Jequitinhonha comemora 107 anos

A coronel-murtense Joaquina Loyola Fonseca, residente na comunidade de Olho D’água, a cerca de 20 quilômetros da sede do município, comemorou no domingo, 14 de fevereiro, o seu 107º aniversário. Dona Joaquina, que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1909, é considerada a mulher mais velha do município de Coronel Murta, na região do Vale do Jequitinhonha.

Cerca de cem pessoas, entre amigos, familiares e autoridades participaram das festividades dos 107 anos de vida de Dona Joaquina. A cerimônia começou por volta das 14h30 com um culto religioso, celebrado pelo Padre Fernando. Logo após foi distribuído um delicioso café com quitandas caseiras e bolo de aniversário.
Dona Joaquina é motivo de muita admiração em Coronel Murta. Mesmo após mais de um século, ela ainda anda pela casa e consegue reconhecer as pessoas mais próximas. Em 2015 ela recebeu atendimento médico por três vezes. Em um dos atendimentos, um médico do município foi até sua residência após ela apresentar manchas na pele, que segundo uma das filhas, seria proveniente de má circulação.
O segredo da longevidade é um mistério. Atualmente a centenária tem como principais refeições sopas, iogurte e sucos. Dona Joaquina teve sete filhos, mas apenas cinco estão vivos. Ela tem vinte e três netos, trinta bisnetos e dois tataranetos.
Fotos e informações do repórter Dindol da Líder

Nenhum comentário:

Postar um comentário