segunda-feira, 21 de março de 2016

Diretor do DER/MG afirma que asfalto de Virgem da Lapa -Leliveldia-Ijicatu começa no segundo semestre

Célio Dantas, diretor geral do DER, informa que Edital para execução de pavimentação da LMG 677 será publicado na próxima semana.


Diretor do DER/MG afirma que edital para asfaltamento da LMG 677 será lançado semana que vem

BR 367, Ponte de Almenara e outras rodovias do Vale também foram tratados na reunião
Em agenda nesta segunda-feira, 18.03, o Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Célio Dantas, informou ao deputado estadual Jean Freire que o edital para contratação da empresa que asfaltará a LMG 677 será lançado já na semana que vem. 
“O projeto já foi finalizado. Lançaremos o edital e, em um prazo de 90 dias, daremos a ordem de serviço para a obra começar. A intenção é fazê-la ainda no período da seca”, compromissou Dantas.
O diretor informou também que enviou duas máquinas niveladoras, conhecidas como “patrol”, para o trecho entre Ijicatu-Lelivéldia-Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, como emergência, enquanto as obras não se iniciam. 
Ponte de Almenara
Os aprimoramentos na ponte de Almenara estão para serem iniciados em breve, é o que informou também Célio Dantas ao ser questionado pelo deputado. O gestor explicou que a Progel, empresa ganhadora do certame licitatório, iniciará rapidamente os trabalhos. 
Relembra-se que Dr. Jean, mesmo ainda não tendo tomado posse como deputado estadual, visitou a antiga ponte na primeira quinzena de janeiro, quando pôde constatar a precariedade de suas condições. Imediatamente, conseguiu audiência junto à diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) que, já na semana seguinte ao encontro, interditou e iniciou os trabalhos de escoramento da ponte. 
Mas estas obras foram emergenciais e, agora, as intervenções definitivas serão realizadas, inclusive com a construção de alambrados nas laterais, para maior segurança dos carros. 
Deputado vistoria obras emergenciais da ponte no início de 2015
MGC 342
Especificamente sobre a estrada que liga Rubelita a Coronel Murta, assim como divulgado pelo Mandato na semana passada, as obras foram reiniciadas hoje, segunda-feira, 21.03. O projeto faz parte de um contrato de 2014 reativado pelo atual governo. A reciclagem do asfalto antigo no trecho de  16 km já recomeçou e as melhorias no trecho de 30.1 km, de Salinas a Rubelita, já foram finalizadas. 
Deputado estadual Jean Freire na estrada, no início de março, com lideranças de Rubelita e Coronel Murta.
BR 367
Sobre esta rodovia federal, Célio Dantas afirmou que está em curso uma operação “tapa-buracos” na BR 367, no trecho entre Virgem da Lapa e Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Segundo ele, é compromisso do governo Fernando Pimentel a realização de restauro de tão importante estrada mineira. 
A pavimentação desta estrada — num trecho de cerca de 42 quilômetros que liga o distrito de Ijicatu (José Gonçalves de Minas) à Virgem da Lapa, passando por Lelivéldia — e da BR 367 são as principais pautas de luta de Dr. Jean Freire, que trafega em ambas semanalmente. 

Estradas do Vale: lutas primordiais de Dr. Jean

Desde que assumiu seu mandato no ano passado, o deputado Dr. Jean Freire tem se empenhado em buscar soluções para os problemas que afligem a população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri há tantos anos e que nunca receberam a merecida atenção por parte dos órgãos competentes e das administrações passadas. Uma das principais lutas travadas por Dr. Jean é o asfaltamento da LMG 677 e da BR 367.

Dr. Jean passa pelo trecho todos os fins de semana quando vai para o Vale e na volta para Belo Horizonte. O deputado faz questão de lembrar que por essa estrada trafegam pacientes em estado grave que precisam de tratamento médico na cidade de Diamantina, estudantes das cidades do interior que estudam na UFVJM além de ligar o Alto Jequitinhonha a Porto Seguro, na Bahia. Por esses e por outros motivos, esta obra é essencial para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha.
Ao longo deste primeiro ciclo de seu mandato, o deputado realizou várias agendas, além das de hoje, tanto com os moradores da região quanto com representantes dos órgãos responsáveis pela estrada, sempre cobrando e enfatizando a importância dessa obra:
  • No final da semana passada, Dr. Jean esteve com o Secretário de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, pedindo pela LMG 677 e pela BR 367.
  • ­Na manhã da quinta ­feira, 10, Dr. Jean esteve com o sub­secretário de Assuntos Municipais da Secretaria de Governo, Marco Antônio Viana Leite, tratando, mais uma vez, da pavimentação da LMG 677. O deputado também se reuniu com o secretário de Governo, Helvécio Magalhães, tratando do mesmo assunto.
  • ­Só em janeiro deste ano, Dr. Jean já se reuniu novamente com representantes do DER, de algumas secretarias do estado, entre elas com a Secretaria de Governo (SEGOV) e a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP), e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, para continuar cobrando maior agilidade na resolução desta demanda.
  • ­Em março de 2015, ele esteve ao lado dos manifestantes que bloquearam a LMG 677 como uma forma de chamar a atenção para os problemas que enfrentam cotidianamente na via. No intuito de fortalecer a luta, o deputado apresentou um requerimento à Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas cobrando uma visita in loco dos demais deputados, a fim de que conhecessem de perto a situação da estrada.
  • ­Em julho, após solicitação através de requerimento de Dr. Jean ao DER, o governador Fernando Pimentel publicou a autorização para realização de projeto de asfaltamento do trecho da LMG. A elaboração do projeto ainda está em andamento. Depois de concluído, o próximo passo é a licitação para início das obras.
  • ­Em agosto do ano passado, a Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas realizou uma audiência pública requerida pelo deputado. Durante a audiência, o diretor de projetos do DER, Adalberto Bahia, garantiu a pavimentação da LMG a partir deste ano.
  • ­Em agosto de 2015, após tantas cobranças aos órgãos do Estado, o parlamentar começou a articular soluções também no Congresso Nacional. Dr. Jean participou de uma audiência pública da Câmara dos Deputados, em Brasília, que tratou de ações emergenciais para o asfaltamento da LMG 677 e da BR 367.
Essa é uma luta de todo o povo do Vale. Todo apoio tanto de outros deputados estaduais e federais quanto de moradores, representantes políticos e movimentos sociais, é muito bem-­vindo e, certamente, agregará muito à nossa luta. O asfalto da LMG 677 será uma grande conquista para todos aqueles que lutaram e ainda lutam muito por mais dignidade e qualidade de vida... E que saberá reconhecer quem desde o início vem contribuído incessantemente para a realização deste sonho que é nosso!
Assessoria de Comunicação do Mandato Deputado Jean Freire
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário