quarta-feira, 16 de março de 2016

Operação Lava Jato pode levar a desastre político e econõmico?

desastre político e econômico da Operação Mãos Limpas, por Motta Araújo.


A famosa operação Mãos Limpas, desencadeada em 1992 por Procuradores da Itália é o modelo que fascina colegas pelo mundo afora. A Mãos Limpas prendeu 2.993 pessoas, investigou mais de 6.000, durou 4 anos, o eixo era a delação, um delatava 5, 5 delatavam 10 e o processo gerava uma multiplicação geométrica de réus, delatados pelos réus anteriores.
A operação investigou 872 empresários, 438 parlamentares e 4 Primeiro Ministros, liquidou com os quatro maiores partidos políticos do Pais - a Democracia Cristã, o Socialista, o Social Democrata e o Liberal -, deixando livres o partido fascista, Movimento Social Italiano e o Partido República. Provocou vários suicídios, inclusive do presidente da ENI, petroleira estatal que era o centro da economia italiana, Gabriele Caggliari e de um dos maiores empresários da Itália, Raul Gardini. Quase prendem o maior politico italiano do pós guerra , o lendário Giulio Andreotti, nove vezes Primeiro Ministro.
O eixo central da operação Mãos Limpas foi o "espetáculo de mídia". Dde tal ordem que os "donos da força-tarefa" tentaram passar ao mundo a idéia que foram eles que acabaram com a Máfia, quando esse processo é muito anterior e foi executado por outros personagens, os juízes Paolo Borsalino e Giovanni Falcone., 10 anos antes da Mãos Limpas.
Os resultados políticos ao final da Operação foram desastrosos. A destruição do sistema político criado no pós-guerra, a partir da aliança do movimento político de Alcide de Gasperi com o Vaticano, responsável pela extraordinária e rápida recuperação da economia produtiva italiana, que se tornou a 5ª economia do mundo, abriu um vácuo de poder que quase leva ao esfacelamento da República , com o Norte (Lega Lombarda) tentando se separar do Sul, o que não conseguiu por pouco. O vazio de poder causado pela liquidação dos partidos políticos tradicionais abriu espaço para aventureiros fora do sistema político, muito piores que os tradicionais políticos.
Foi a partir da pista livre de políticos de tradição que surgiu um predador da pior espécie, Silvio Berlusconi, ex-cantor de navio e milionário da TV, que ficou no poder de 1994 a 2011. Um finório, depravado e mais corrupto do que os antigos políticos e que só venceu pela falta de adversários, todos eles presos, mortos ou exilados pelas Mãos Limpas.
Nesse sentido, a Mãos Limpas foi um monumental fracasso. O espetáculo de combate à corrupção não acabou com a corrupção, apenas criou uma corrupção nova, com outros personagens mais rapinantes do que os antigos.
Na economia, a Mãos Limpas levou a Itália à crise  permanente, que dura até hoje. O outrora pujante e criativo meio empresarial italiano entrou em decadência porque grandes empresários foram aniquilados. O caso Gardini que cometeu suicídio é o mais impressionante. A economia ficou medíocre e sem dinamismo, traumatizada por centenas de empresários presos ou falidos. Acabou a "Dolce Vita" dos brilhantes anos 60 e 70, da esfuziante prosperidade da Via Veneto.
A Itália sempre viveu na realidade de uma certa corrupção política, desde os tempos dos Médici em Florença, no Século XV. Nunca foi um país de políticos austeros. Bateção de carteira foi inventada em Nápoles. A propina é uma invenção italiana e faz parte de sua cultura, como em certo país tropical. Para exorcizá-la , criaram a purificação dos cemitérios.
O problema com as cruzadas moralistas é bem simples. Fantarrões burros e medíocres muitas vezes custam mais caro ao país do que malandros inteligentes e criativos. Na construção das grandes economias há mais barões ladrões do que abades mendicantes. É bom prestar atenção nas lições da História para não trocar seis por menos três.

Nenhum comentário:

Postar um comentário