terça-feira, 22 de março de 2016

Pelo menos 14 deputados mudam filiação durante prazo legal

PMDB foi o partido que mais cresceu na ALMG, passando de 10 para 13 parlamentares.

Na Reunião Ordinária de Plenário de 8 de março, foram lidas três das 14 comunicações de troca de partidos
Na Reunião Ordinária de Plenário de 8 de março, foram lidas três das 14 comunicações de troca de partidos -Foto: Raíla Melo
Terminou, na última sexta-feira (18/3/16), o prazo para mudança de filiação partidária criado pelo Congresso por meio da Emenda Constitucional 91, a chamada “janela” eleitoral. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ao menos 14 parlamentares trocaram de legenda nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda, proveniente da Proposta de Emenda à Constituição 113/15. Vale lembrar que não há prazo para os parlamentares informarem ao Plenário da Assembleia a mudança efetivada. Nos casos em que isso ainda não aconteceu, as trocas foram confirmadas pelos gabinetes dos parlamentares.
Na Assembleia, o partido que mais cresceu com a janela eleitoral foi o PMDB. Ele passou de 10 para 13 parlamentares, com a filiação de Thiago Cota (ex-PMB), Douglas Melo (ex-PSC) e Isauro Calais (ex-PMN). Outros três partidos ganharam dois deputados. Filiaram-se ao PV: Arlete Magalhães e Glaycon Franco (ambos eram do PTN). Filiaram-se ao PSD: Leandro Genaro (ex-PSB) e Lafayette de Andrada (ex-PMB). O outro partido que aumentou sua bancada em duas cadeiras é o PSB, que perdeu um parlamentar mas ganhou três: Roberto Andrade (ex-PTN), Emidinho Madeira (ex-PTdoB) e Deiró Marra (ex-PR).
Com as mudanças, alguns partidos deixaram de ter representação na Assembleia. É o caso do PTN, que perdeu seus três deputados (Arlete Magalhães, Glaycon Franco e Roberto Andrade), do PMB (que perdeu Lafayette de Andrada e Thiago Cota), e do PMN, que perdeu seu único integrante, Isauro Calais. O deputado Elismar Prado confirmou sua desfiliação do PT, que reduziu sua bancada de dez para nove deputados. No entanto, ele ainda não se filiou a outro partido.
De acordo com a Emenda 91, o parlamentar que se desfiliar no período determinado (18/2/16 a 18/3/16) não perderá seu mandato eletivo. Fora desse prazo, considera-se que a vaga pertence ao partido. A norma federal também determina que a desfiliação ocorrida durante a janela não será considerada para fins de distribuição de recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.
A PEC 113/15 fazia parte de uma proposta mais ampla de reforma política, que incluía, entre outras coisas, o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito. Um acordo de líderes, no Congresso, permitiu desmembrar e aprovar a janela eleitoral.
Parlamentares da ALMG que mudaram de partido entre 18/2/16 e 18/3/16:
Parlamentar
Partido antigo
Partido atual
Arlete Magalhães *
PTN
PV
Glaycon Franco
PTN
PV
Douglas Melo
PSC
PMDB
Thiago Cota
PMB
PMDB
Isauro Calais
PMN
PMDB
Leandro Genaro
PSB
PSD
Lafayette de Andrada
PMB
PSD
Léo Portela
PR
PRB
Roberto Andrade
PTN
PSB
Felipe Attiê *
PP
PTB
Missionário Márcio Santiago *
PTB
PR
Elismar Prado *
PT
Sem partido
Emidinho Madeira *
PTdoB
PSB
Deiró Marra
PR
PSB
* Mudança de filiação foi confirmada pelo gabinete mas não foi comunicada ao Plenário da ALMG até 21/3/16.

Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário