segunda-feira, 4 de abril de 2016

Polícia prende ex-prefeito de Taiobeiras acusado de abuso sexual contra crianças

Duas mulheres também foram presas por envolvimento nos crimes.A prisão foi realizada por policiais civis da Seccional de Parauapebas, no Pará, norte do país, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá.

Foto: arquivoPolícia prende ex-prefeito de Taiobeiras acusado de abuso sexual contra crianças
Joel da Cruz Santos estava foragido desde outubro de 2015
Investigado por cometer abuso sexual contra crianças e adolescentes, o ex-prefeito de Taiobeiras – município do Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas Gerais –  foi preso na última quinta-feira (31.03) pela Polícia Civil em uma de suas fazendas na cidade de Curionópolis, na microrregião de Paraupebas no Pará. Joel da Cruz Santos, 76 anos, estava foragido desde outubro de 2015, quando foi expedido mandado de prisão.

Até o momento, a Polícia já identificou sete vítimas. As investigações dão conta de que o ex-prefeito oferecia dinheiro para crianças e adolescentes em troca de relações sexuais e atos libidinosos, sendo que, em alguns dos casos, as mães das jovens teriam participado do esquema, levando as filhas para Joel em troca de dinheiro.

Duas mulheres também foram presas por envolvimento nos crimes.

Prisão 
 
O ex-prefeito, de 76 anos, foi  levado para  Parauabebas, no sul do Pará. Ele estava foragido da Justiça mineira desde outubro do ano passado, quando teve mandado de prisão preventiva decretada por crime de estupro de vulnerável.

Santos foi condenado pela Justiça de Minas Gerais, em 2010, por ter pago a adolescentes para fazer sexo. Joel permanece preso em Parauapebas à disposição da Justiça mineira, para onde será transferido para responder pelo crime.

A prisão foi realizada por policiais civis da Seccional de Parauapebas em conjunto com o Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá, após troca de informações com o Setor de Inteligência da Polícia Civil mineira.


Delegado GAbriel Henrique Costa, responsável pela prisão do ex-prefeito
Delegado Gabriel Henrique Costa, responsável pela prisão do ex-prefeito
  
Segundo o delegado Gabriel Henrique Costa, diretor da Seccional de Parauapebas, a ordem de prisão foi expedida pelo juiz Marcelo Bruno Duarte e Araújo, da 1ª Vara Única da Comarca de Taiobeiras (MG).

O pecuarista, que foi prefeito da cidade em três períodos durante mais de 20 anos, foi localizado no interior de sua propriedade, de 530 alqueires, situada na zona rural de Parauapebas.

Além dele, segundo informações da Justiça mineira, R.P.C, mãe de duas crianças que teriam sido abusadas pelo ex-prefeito, está com prisão decretada no mesmo processo criminal acusada de aliciar os próprios filhos à prostituição.

O ex-prefeito é acusado de violentar sexualmente crianças e adolescentes. 
Durante as investigações, em outubro do ano passado, a Polícia Civil mineira junto com o Ministério Público de Minas estiveram na casa do acusado, em Taiobeiras, onde cumpriram mandado de busca e apreensão , mas ele não estava na residência. 
A prisão preventiva foi decretada depois que o Conselho Tutelar e o Centro de Referência em Assistência Social de Minas Gerais coletaram depoimento de uma criança de dez anos que acusou a própria mãe – de aliciá-la a se prostituir.
Joel Santos foi prefeito de Taiobeiras, por dois mandatos. Município tem cerca de 33 mil habitantes
Joel Santos foi prefeito de Taiobeiras, por três mandatos. Município tem cerca de 33 mil habitantes
A primeira denúncia aconteceu há cerca de um ano, quando a Promotoria de Justiça de Taiobeiras obteve a informação de que duas meninas de 10 e 12 anos estavam sendo aliciadas pela própria mãe a praticar prostituição infantil e tráfico de drogas.
As crianças foram abrigadas em instituição de acolhimento da cidade.
 Em declaração à Promotoria de Justiça, uma delas revelou que era obrigada pela mãe a manter relação sexual com mais de oito homens por noite, por dinheiro. Contou ainda que era drogada pela mãe para que suportasse as relações, além ser coagida a traficar drogas.
Após o depoimento, a Promotoria de Justiça requisitou a instauração de inquérito policial, oportunidade em que as crianças confirmaram os fatos e indicaram os nomes de alguns dos homens com quem eram obrigadas a manter relação sexual, entre eles um ex-prefeito de Taiobeiras, que já teve outro envolvimento em caso de prostituição infantil na cidade.
Outra denúncia

A partir de uma nova denúncia feita ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e ao Conselho Tutelar do município, houve a abordagem de outra criança de 10 anos, que declarou, na Delegacia de Polícia, que era levada pela mãe, juntamente com a irmã de cinco anos e outras crianças, à casa do ex-prefeito.
 
Ela contou que as crianças entravam no quarto e depois recebiam uma quantia em dinheiro. Foi instaurado inquérito policial e outra vítima, de 12 anos, confirmou ter tido relações sexuais com o ex-prefeito, por meio de aliciamento da referida mulher.

Diante disso, em outubro do ano passado, a polícia requereu mandado de busca e apreensão para a casa do ex-prefeito e de prisão preventiva para ele e para a mulher que aliciava as crianças.
Fonte: R1

Nenhum comentário:

Postar um comentário