sábado, 23 de julho de 2016

10 prefeitos do Vale desistem da reeleição devido à crise política e econômica.

683 prefeitos de Minas poderiam candidatar-se à reeleição. Porém, diversos desistem devido a vários fatores.

Nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, há 10 casos de prefeitos que teriam direito à reeleição, mas desistiram devido à crise econômica e política que vive o país, acordos políticos e uma certa decepção com a vida pública.

Dim Martins quer voltar à prefeitura de Virgem da Lapa. Na foto, com o deputado federal e ex-Ministro, Patrus Ananias; o vereador Zé de Leônidas; o professor Dim Martins e o atual prefeito Harley Lopes. 

Estes são alguns dos municípios em que os prefeitos desistiram da reeleição: Chapada do Norte, Francisco Badaró, Franciscópolis, Malacacheta, Itaobim, Itamarandiba, Jequitinhonha, Medina, Novo Cruzeiro e Virgem da Lapa.

Harley Lopes, de Virgem da Lapa, não se candidata à reeleição. Quem será candidato pelo PT é o Dim Martins, professor de História que administrou o município entre 2005 e 2012. Harley acredita que realizou alguns serviços e obras fundamentais para o município, principalmente no abastecimento de água, nas comunidades rurais. 

Porém, a administração petista criou problemas políticos ao nomear para os principais cargos jovens profissionais, adversários ferrenhos à administração Dim Martins. Tentou-se desconstruir a imagem de bom administrador e político de Dim. Os apoiadores de Dim, a população e a própria direção do PT local protestaram contra a destruição do legado de Dim. Harley desistiu da reeleição, com Dim convocado a retornar. Ele já está em campanha, com a convenção marcada para o dia 31 de julho.  Seu adversário será Diógenes Timo, do PSDB, ex-prefeito de 1983 a 1988.

Ronaldo Lourenço, de Chapada do Norte, é prefeito pela primeira vez, não tendo participado anteriormente de qualquer representação política. Disse não se candidatar à reeleição porque tinha planos de realizar grandes obras e serviços para o seu município, mas as pequenas prefeituras vivem de convênios com o Estado e governo federal, nos casos de investimentos. Ele não pôde realizar tudo o que desejava devido à crise política e econômica do país. Porém, comemora ter conseguido junto ao governo de Minas resolver a questão de abastecimento de água da cidade que vive há mais de 20 anos, sendo abastecida por caminhão pipa, durante 4 meses, em todos os anos. As obras de captação de água no rio Araçuaí, a 12 km, já foram iniciadas.
Ronaldo apoiará a candidatura do jovem servidor público municipal Leandro de Zequinha do Açougue.

O prefeito de Chapada do Norte Ronaldo Lourenço com o deputado estadual Jean Freire.

Novo Cruzeiro também não terá reeleição. O atual prefeito Gilsinho não será candidato neste ano. Ele apoia a grande coligação formada por 19 partidos que apoia o Padre Delmiro. Gilsinho confessa que o maior objetivo é evitar que o grupo político de Serafim Capotão retorne à prefeitura municipal. Como foi construído um consenso de renovação em torno do Padre Delmiro ele abraça a causa.
O prefeito atual Gilsinho apoia a candidatura do Padre Delmiro para comandar a Prefeitura de Novo Cruzeiro.
Em Itaobim, a não candidatura de José Alves à reeleição é diferente. A administração é bem avaliada, mas o médico e prefeito José Alves (PT-MG) desistiu e apoia o comerciante, dono de rede de farmácia na região, Charles Vieira, do PSDB. José Alves não explicitou os motivos da desistência, confrontando o seu partido que proíbe apoio ou coligação com o PSDB. Fala-se que além do apoio o prefeito petista indicou o vice, o também médico Gilberto. O adversário de Charles será Leo Cajajara, do PSB.
Em Francisco Badaró, o atual vice-prefeito Reginaldo Martins, do PT (de camisa vermelha), é candidato ao comando da prefeitura, tendo o apoio do atual prefeito Antônio Sergio, do PV.

Em Francisco Badaró, o professor e atual prefeito Antônio Sérgio, do PV, não se candidata à reeleição por ter feito acordo político. Sérgio acertou que ficaria apenas um mandato. Ele apoiará a candidatura do seu vice, Reginaldo Martins, do PT, que será confirmado em convenção marcada para o dia 30 de julho, às 9 horas, na Creche. Seu adversário será Adelino Pinheiro, do PDT.

Robson Machado, o Robinho, de Medina, também não se candidata à reeleição. A avaliação da administração do prefeito não é nada boa. Ele desistiu e deixa seu grupo político todo dividido com 3 candidaturas: Oliel pelo PC do B; Charles, o Chau, pelo PMN e Lucas, atual vice-prefeito, pelo PROS. O candidato do PSDB é o minerador Vavá, tendo outro minerador Marcão como vice.

Robson Machado, o Robinho, prefeito de Medina , ainda não definiu quem vai apoiar.
A professora Iracilda Dias sabia que não se arriscaria em outro mandato. Eleita prefeita de Jequitinhonha, em 2012, vivia a primeira experiência de disputa política. Neste ano, ela cede a vaga para seu padrinho político o ex-prefeito Roberto Botelho que já governou o município por três vezes. 

Roberto Botelho, após três gestões na prefeitura de Jequitinhonha, quer voltar a partir de 2017.

O município de Itamarandiba vive situação parecida com a de Jequitinhonha. O prefeito Erildo Gomes, do PSDB, cede a vaga para seu padrinho político Afonso Gandra, prefeito três vezes do município. Terá como opositores o ex-prefeito Tom Costa e outra candidatura aliada ao PT.


Erildo Gomes cede vaga para seu padrinho político Afonso Gandra, em Itamarandiba.

No Vale do Mucuri, Malacacheta também vive clima de não reeleição da prefeita Maria Ivone. Irmã do deputado federal Fabinho Ramalho, do PMDB, ela decidiu não se candidatar neste ano. Também em Franciscópolis, o atual prefeito Nilton dos Santos Coimbra desiste de se candidatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário