terça-feira, 5 de julho de 2016

Campeonato de futebol de Várzea do Jadirão em Araçuai, segue até setembro

O campeonato está em sua terceira edição

Foto: Gazeta de AraçuaiCampeonato de futebol de Várzea do Jadirão em Araçuai, segue até setembro
Dez times participam do Campeonato

Foi aberto na manhã de domingo, 3 de julho, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) o Campeonato Municipal de Futebol de Varzéa do  Jadirão.

 A competição  tem a participação de 10  equipes  divididas em dois grupos, que movimentam o futebol amador do município.

O campeonato está em sua terceira edição - o atual campeão é o FlaKiau.

Equipe do Mancha Verde
Equipe do Mancha Verde

As equipes do Flakiau, Pipoca, Baixada e Mancha Verde, abriram o Campeonato.

Equipe do Mutirão
Equipe do Mutirão



As disputas ocorrem todas as manhãs de domingo, até chegar à grande final, que está prevista para  18 de setembro, sob a batuta dos árbitros, Harley Cardoso, Rondineli e Gilvan Gomes. 


HISTÓRIA

Jadirão é uma referência a Jadir Ciriaco, ( já falecido)  amante do futebol de campo que no início dos anos 70, juntamente com os “ peladeiros” da época, transformou uma área às margens do Córrego Calhauzinho, próximo ao bairro Corredor, no “ Campinho do Jadir”.


“ Naquela época não existiam tantas quadras de futsal como hoje,  e o pessoal gostava mesmo era do futebol de campo. Por aqui passaram nomes como Lalado e Nitinho, que se transformaram em lendas do nosso futebol regional. Os jogos no campinho de Jadir eram sagrados todos os domingos”, lembra Luiz Poté, 61 anos, ex- jogador do Calhauzinho Esporte Clube, e um dos organizadores do Campeonato. “Jogo até hoje”,  afirma Poté.


Luiz Poté é  um dos organizadores do campeonato
Luiz Poté é um dos organizadores do campeonato


O Campinho do Jadir resistiu às enchentes do Calhauzinho e  tentativas de  transformar o local em área de bota fora de lixo e entulhos. A tradição falou mais alto e um grupo de amantes do futebol da região da  Baixada,  vem há tempos, lutando para manter viva  a chama do sonho plantado por Jadir.

“ Ano passado conseguimos uma bomba para irrigar a grama. Foi feito terraplanagem da área e mesmo com as dificuldades estamos cuidando do campinho”, conta Carlos Chaves, o Tio, que também colabora na organização  do Campeonato.

METAMORFOSE

Quem te viu, quem te vê. Aquele campinho abandonado,  empoeirado, sem grama e esmirrado de antigamente, em  meio à fedentina e urubus que sobrevoavam o lixão próximo da área, não existe mais.

Local que servia de bota fora de entulhos, virou estacionamento
Local que servia de bota fora de entulhos, virou estacionamento


O lixão foi removido e o campinho ganhou bancada de cimento em uma das laterais, gramado, placa com o nome do seu criador; e até área de estacionamento, para ocasiões especiais.


A torcida,  que antes era miudinha, agora cresceu e virou gente grande.

 Durante o campeonato, torcedores de todos os bairros, de todas as idades, de todas as classes sociais, prestigiam o evento, com direito a entrega de troféu pelo prefeito da cidade.

“ Aproveito para rever amigos e apreciar nosso futebol”, diz Jansen Tanure,  médico e professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG),um dos prestigiadores do evento.

“ Este campeonato representa o resgate do bom futebol de várzea”, arremata o advogado Jesus Pinto, ex-presidente da Liga Esportiva de Araçuai (LEA).


EQUIPES QUE PARTICIPAM  DA EDIÇÃO  2016 DO CAMPEONATO


Fazem a bola rolar durante o Campeonato do Jadirão, as seguintes equipes

1-Baixada

2-Mancha Verde

3-Pipoca

4-Arraial Madrid

5-Itira

6-Amigos do Parque

7-Fercoe

8-Supremo

9-Flakiau

10-Posto Rezende


 Fonte: Gazeta de Araçuaí - Sérgio Vasconcelos - Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário