segunda-feira, 18 de julho de 2016

Vale do Jequitinhonha tem 18 municípios no novo Mapa do Turismo Brasileiro

Cidades como Minas Novas, Couto Magalhães de Minas e Berilo , que fazem parte do ciclo do ouro e diamante de Minas Gerais, ficaram de fora. 

A Secretaria de Estado do Turismo, disse que as cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o próximo mapa.  

Para participar, todo município deve participar de um Circuito Turístico e elaborar um Inventário Turístico, além de aprovar uma Política Municipal do Turismo. Muitos municípios do Vale não fizeram o dever de casa.




Foto: arquivoVale do Jequitinhonha tem 18 municípios no novo Mapa do Turismo Brasileiro
Chapada do Norte possui igrejas e construções do período colonial.
O mapa do turismo brasileiro mudou e Minas Gerais revelou 285 municípios, sendo o estado do Sudeste com o maior número de cidades inseridas e o segundo do país.
 Dezoito municípios do Vale do Jequitinhonha  estão incluídos através dos Circuitos do Ouro, Diamante, Lago de Irapé, Pedras Preciosas e Vale do Jequitinhonha. 
Jenipapo de Minas foi incluído no Ciclo das Pedras Preciosas
Jenipapo de Minas foi incluído no Ciclo das Pedras Preciosas

O levantamento, divulgado pelo Ministério do Turismo, mostra que a base de critérios do novo mapa busca identificar os municípios que adotam o turismo como um dos fatores de desenvolvimento da economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
 Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, os dados revelam que o Estado possui uma grande quantidade de municípios que já transformaram o turismo em realidade.  “As cidades que ficaram fora do levantamento deste ano poderão se organizar para compor o mapa posteriormente. A equipe da Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur/MG) irá auxiliar essas cidades mostrando o grande potencial turístico mineiro e a importância de fazer parte dessa ação", afirma.
 Grão Mogol está inserido no Circuito Lago de Irapé
Grão Mogol está inserido no Circuito Lago de Irapé


Confira, a seguir, a lista das regiões e municípios de Minas Gerais que compõem o mapa do turismo brasileiro: 

Fonte: Agência Minas e Gazeta de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário