quarta-feira, 24 de agosto de 2016

SUAPI assume cadeias de Capelinha, Itamarandiba e Turmalina

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) finalizou na quarta-feira, 18 de agosto, a entrega da administração das cadeias públicas na área da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), que tem sede em Capelinha, para a Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI). A cadeia de Turmalina, com 48 presos, foi assumida no dia 16. A de Itamarandiba, com 98 presos, dia 17, e a de Capelinha, com 93 presos, neste dia 18. Na quinta-feira, foi desativada a cadeia de Minas Novas e os 27 presos foram admitidos na unidade de Capelinha. Ao todo, a Polícia Civil transferiu a vigilância de 266 presos.

As cadeias passam à denominação de presídio, tendo um agente penitenciário de carreira nomeado na função de diretor. Nos três dias, os Grupos de Intervenção Tática dos presídios de Teófilo Otoni e Diamantina intervieram nas cadeias conferindo segurança para vistoria e higienização das celas, além de uniformização padrão dos vestuários dos presos. Todos os detentos receberam kits individuais contendo o uniforme padrão, um colchão, um cobertor e itens de higiene pessoal.
“Esta ação vai qualificar os trabalhos investigativos nos 15 municípios atendidos pela 2ªDRPC-Capelinha e Delegacias de Polícia Civil de Turmalina, Itamarandiba e Minas Novas, uma vez que diversos policiais empregados em serviços de escolta, guarda e administração serão direcionados exclusivamente para elucidação de crimes e cumprimentos de mandados judiciais de prisão e busca apreensão”, explica o delegado regional Thiago Rocha.
Os trabalhos de assunção e desativação foram acompanhados pelo Chefe do 14º Departamento, Dr. Flávio Tadeu Destro, pelo Delegado Regional de Capelinha, Dr. Thiago Rocha Ferreira, e pela equipe de Investigadores.
Estiveram presentes na assunção da cadeia de Capelinha diversas autoridades, entre elas a Juíza de Direito Natália Discacciati Rezende, a Promotora de Justiça Hosana Regina Andrade de Freitas, o Comandante da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Nilzo Figueiredo, o Diretor Geral da 14ªRISP Carlos Adriano, o Diretor Geral da 15ªRISP José Alberto Santos de Almeida, o Diretor do Presídio de Diamantina José Maria dos Santos Malta, e o Assessor do Gabinete da SUAPI Willian Abrete Pinto, Diretor da cadeia de Capelinha, Antônio José Barbosa, advogado presidente do Conselho de Execução Penal, Evandro de Oliveira Queiroz, dentre outros.
Fonte: Jornal Local/Rosa Santos, de Capelinha. Texto e fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário