sábado, 10 de setembro de 2016

Disputa eleitoral impede manutenção de estrada em Coronel Murta.

Corrida eleitoral acirra os ânimos em Coronel Murta.

Nesta sexta-feira (09.09), um grupo de moradores do Distrito de Barra do Salinas impediu o patrolamento de um trecho da estrada que liga a sede do município ao Distrito.

Foto: Divulgação Redes SociaisCorrida eleitoral acirra os ânimos em Coronel Murta
Empunhando enxadas e pás, moradores obrigaram operador de máquinas a retornar para a sede do município.
 Com a aproximação das eleições municipais no próximo dia 2 de outubro,  os ânimos entre os simpatizantes das duas candidaturas  majoritárias que disputam a prefeitura de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, estão cada vez mais exaltados.

Na tarde desta sexta-feira (9),  a temperatura subiu , quando um grupo de pelo menos 70 pessoas,( conforme informações dos moradores),  impediu o patrolamento de um trecho da estrada que liga a sede do município ao Distrito de Barra do Salinas, terra da candidata Amariles Santos, a Dona Fia (PSDB) adversária do atual prefeito Eletâncio Freire (PMN) candidato à reeleição. O caso foi parar na polícia.

Operador de máquinas disse que chegou a ser ameaçado pelo grupo para parar com o serviço.
Operador de máquinas disse que chegou a ser ameaçado pelo grupo para parar com o serviço.

 O registro da ocorrência foi feito pelo operador de máquinas da prefeitura, de 28 anos. Ele contou que na manhã desta sexta-feira,  recebeu ordem de serviço da secretaria de Obras para patrolar o trecho da estrada, de cerca de 20 km, que liga a sede do município ao distrito.

O boletim de ocorrência relata que o operador  já havia consertado parte do trecho e que quando chegou próximo à antiga mineração Halba a cerca  de 8 km do Distrito da Barra do Salinas, se aproximaram 2 caminhonetes Hilux, uma branca e outra preta, uma caminhonete Fiat Strada, várias motos e um grupo de pelo menos  30 homens, a maioria garimpeiros, empunhando enxadas e pás,  obrigando que ele parasse a máquina.

“ Ele nos disse que as pessoas gritavam muito, estavam muito exaltadas e ameaçavam  agredi-lo e quebrar a máquina caso ele não  interrompesse o serviço do patrolamento da estrada e retornasse para a cidade. Temendo ser morto ele decidiu retornar com a máquina, sendo seguido pelos veículos que estavam no local, até próximo à Coronel Murta”, afirmou um dos policiais que atendeu a ocorrência.

“ Uma guarnição com dois policiais foi até ao local mas, chegando lá, não encontramos ninguém”, disse o policial.
Distrito da Barra do Salinas fica a 20 km da sede do município.
Distrito da Barra do Salinas fica a 20 km da sede do município.


 Prefeito lamenta

O prefeito Eletâncio Freire (PMN) candidato à reeleição lamentou o ocorrido. “Estou tentando socorrer a população das comunidades rurais com a manutenção de diversos trechos das estradas.  O patrolamento do  trecho da Barra do Salinas já estava agendado há semanas. O trecho já passou por manutenção 4 vezes somente este ano e hoje, quando o tratorista estava chegando ao trecho mais crítico, acabou impedido por um grupo com interesses políticos, prejudicando a maioria da população”, disse  o prefeito.


O comerciante Isaias Alves Ferreira, 41 anos, morador da Barra do Salinas,  e sobrinho da candidata a prefeita, Amarilis Santos Silva, disse por telefone que realmente o tratorista foi impedido de continuar o trabalho.

“ Os moradores do lugar fizeram uma vaquinha para alugar um caminhão pipa e consertar o trecho mais crítico,  que é uma descida, na chegada do lugar. Eles colocaram cascalho, e quando a máquina chegou, foi impedida de continuar, porque senão iria estragar todo o trabalho feito práticamente à mão", disse o comerciante.

“ Não tem nada haver com política. A falta de manutenção do trecho, principalmente o  da descida  para chegar até ao lugar, estava dificultando o tráfego e provocando  transtornos para as pessoas e motoristas que usam a estrada. Como a prefeitura estava demorando a consertar, nós decidimos agir”, disse ele.

A reportagem  tentou falar com a candidata Amarilis Santos Silva mas o celular dela deu fora de área durante toda a tarde. “ Eu também estou tentando falar com ela durante todo o dia e não consigo”, disse um dos filhos da candidata residente em Araçuai, cidade a 47 km de Coronel Murta.

A ocorrência foi encerrada no quartel da PM em Coronel Murta e será enviada para a Polícia Civil que deverá investigar o caso.

Fonte: Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário