segunda-feira, 19 de setembro de 2016

UFVJM ganha concurso de projeto de atendimento à doença cardiovascular

Faculdade de Medicina do Mucuri vence concurso e receberá financiamento para executar projeto em Teófilo Otoni.


Após um rigoroso processo de seleção, do qual participaram quatro entidades proponentes, somente a FAMMUC/UFVJM em conjunto com a Rede Telessaúde de Minas Gerais/Universidade Federal de Minas Gerais, foram contemplados com o financiamento em torno US$ 900 mil para execução de seu projeto, que dentre várias medidas trarão benefícios para a cidade de Teófilo Otoni e Região, por meio de ações que visam possibilitar maior capacidade de detecção destas doenças, eficiência na capacidade de diagnóstico, melhoria no atendimento da rede pública de saúde, expansão na utilização de recursos de tecnologia de informação, medidas que visam aprimorar a capacidade de auto-cuidado do paciente, assistencialismo à populações indígenas, entre outras.
O diretor da FAMMUC, Patrick Wander Endlich, destaca que este projeto é de fundamental importância para auxiliar na consolidação da Faculdade de Medicina do Mucuri como um expoente na formação de médicos. “Projetos como este, colocam a FAMMUC em evidência e isso atrai a atenção de profissionais médicos da região, que podem despertar o interesse em desenvolver a docência. Paralelamente, a melhoria na qualidade dos serviços da rede publica de saúde, refletem diretamente sobre a qualidade de ensino dos alunos, uma vez que estes utilizam a rede como campo de aprendizagem. 
Além disso, serão destinadas bolsas para os discentes atuarem junto ao projeto. A FAMMUC está muito orgulhosa desse resultado e agradecemos a cidade de Teófilo Otoni que nos ajudou muito durante o processo de elaboração do projeto e o irrestrito apoio da Reitoria da Universidade. Contudo, sabemos que teremos muito trabalho pela frente e o compromisso de dar continuidade ao projeto, após o encerramento do financiamento”, declarou o diretor da FAMMUC.
“O HealthRise é direcionado para o Brasil, a Índia, a África do Sul e os Estados Unidos. Em cada país, ele atua para apoiar projetos de demonstração inovadores que capacitam as pessoas que vivem com essas doenças, fornecem condições para que profissionais da saúde que atuam na linha de frente abordem melhor as necessidades dessas populações e oferecem suporte a esforços de política e de apoio”.


Equipe proponente do projeto submetido ao edital HealthRise-Brazil, além de autoridades locais ligadas à saúde e a equipe avaliadora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (Foto: Divulgação/UFVJM)


Fonte: UFVJM /Faculdade de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário