domingo, 4 de setembro de 2016

Governo leva qualificação profissional à população em situação de vulnerabilidade

Utramig abre 1.480 vagas em cursos direcionados a jovens, mulheres e comunidades tradicionais de 24 municípios mineiros. 
Fundação está contratando professores, supervisores e auxiliares administrativos para atender às demandas.
Municípios do interior recebem cursos de qualificação para inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), em uma iniciativa inédita, vai executar a partir deste mês, 81 cursos profissionalizantes de curta duração, no interior do Estado e na capital.
Os cursos são dirigidos a diferentes segmentos da população mineira, entre mulheres em situação de vulnerabilidade social; jovens matriculados no ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte e povos das comunidades tradicionais (ribeirinhos, maxakalis e quilombolas).
A Diretoria de Qualificação e Extensão da Utramig está oferecendo, ao todo, 1.480 vagas, em 24 municípios de Minas Gerais, atendendo a 10 dos 17 territórios de desenvolvimento.
Os números refletem o sucesso dessa ação governamental: de três cursos de curta duração executados em 2014, somando 75 vagas, a Utramig passou a ofertar, no ano passado, 28 cursos de qualificação profissional através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada (Fic), chegando a um total de 630 vagas.
Neste ano, são 24 cursos do Programa Pronatec/Fic/Mulheres Mil, sete do Pronatec /Jovem Fic/ Pixel e 50 cursos voltados para as comunidades tradicionais, fruto de convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária - Senaes e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese - MG) e executado pela Utramig, totalizando 1.480 vagas.
No âmbito do programa Mulheres Mil, os critérios para a seleção dos municípios que receberão os cursos profissionalizantes consideraram as diversas variáveis de vulnerabilidade das populações locais. A qualificação chega a municípios pequenos, com população em torno de 5 mil habitantes.
”Estamos buscando as regiões mais pobres e vulneráveis, em alinhamento com a diretriz da atual gestão. A escolha das regiões partiu de demandas apresentadas nos Fórum Regionais nos 17 territórios de desenvolvimento, cruzando com dados de realidade como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), CadÚnico e trabalhando regiões com maior número de mulheres atendidas pelo bolsa família"
Vera Victer, diretora da Utramig
Para a execução desta iniciativa do Pronatec/Fic/Mulheres Mil, a Utramig está contratando 48 professores e 14 supervisores adjuntos. Ainda há vagas abertas em 11 municípios. Os cursos terão início em outubro próximo.
"O objetivo é criar um ambiente para que a população que vive em situação de risco possa ter acesso à educação profissional e trocar experiências, para que rompam essa condição de vulnerabilidade. Além disso, estamos oferecendo oportunidade de trabalho para docentes em locais onde as oportunidades são escassas”
Vera Victer, diretora da Utramig
Mulheres Mil
O programa Pronatec/FIC/Mulheres Mil executado pela Utramig oferecerá cursos de 160 horas nas áreas de alimentação, artesanato, administração e empreendedorismo, nos municípios de: Araçuaí, Belo Horizonte, Caratinga, Contagem, Itamarandiba, Januária, Jequitinhonha, Machacalis, Ouro Verde de Minas, Piedade de Caratinga, Ribeirão das Neves, Sabará, Virgem da Lapa e São Francisco.
Cada turma é formada por 20 alunas e as aulas estão previstas para começarem em outubro deste ano. Em cada curso, haverá um módulo de empreendedorismo e economia solidária, para que essas mulheres possam se tornar autossuficientes e inseridas em alguma atividade produtiva.
Outras informações sobre as inscrições e seleção podem ser acessadas no site: www.utramig.mg.gov.br.
Contratação de professores e supervisores adjuntos
A contratação de professores para atuação no programa Pronatec/Fic/Mulheres Mil está prevista no Edital DQE Nº 7/2016 e a contratação de supervisores adjuntos no Edital DQE Nº 8/2016, ambos disponíveis no site da Utramig (www.utramig.mg.gov.br).
O valor a ser pago para professores será de R$ 40,00 a hora aula. Para supervisores adjuntos, a remuneração é equivalente a R$ 1.800,00 mensais, para uma rotina de 40 horas semanais, distribuídas em 8 horas por dia.
Os documentos devem ser entregues das 8h às 17h, na sede da Utramig, na Avenida Afonso Pena 3.400, Bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. Os candidatos residentes em cidades do interior de Minas Gerais ou em outros estados podem enviar a documentação por correspondência registrada com AR.
Outros detalhes e informações sobre o processo estão disponíveis no site: www.utramig.mg.gov.br.

Jovem Fic
A Utramig, por meio do Pronatec/Jovem Fic/Pixel, prioriza cursos na área de tecnologia para jovens matriculados no ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte.
São 140 vagas distribuídas em sete turmas nos eixos de negócios, design e programação. Os cursos nas áreas de negócios e design têm carga horária de 160 horas e os de programação, de 200 horas.
Nas aulas, os jovens terão a oportunidade de participar de um intercâmbio, em que oito alunos de cada uma das sete turmas vão trabalhar em conjunto na criação de 20 novas ideias de negócio na área de tecnologia em Belo Horizonte.
Comunidades tradicionais
Voltados às comunidades tradicionais quilombolas, de Montes Claros, aos ribeirinhos de Almenara e aos maxakalis de Téofilo Otoni, o convênio assinado entre o Senais e a Secretaria de Estado de Trabalho de Desenvolvimento Social (Sedese) e executado pela Utramig, vai englobar mais de 50 cursos de qualificação da produção.
Os cursos são nas áreas de piscicultura, panificação, artesanato, agricultura familiar, avicultura e vestuário, com carga horária de 90 horas e são voltados para os empreendedores dos respectivos territórios, no sentido de qualificar a sua produção e potencializar a comercialização dos seus produtos.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário