segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Abastecimento de água nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri motiva reunião na ALMG


Foto: Gazeta de AraçuaiAbastecimento de água nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri motiva reunião na ALMG
Copanor tem sido alvo constante de protestos na região do Vale do Jequitinhonha
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira, 19 de outubro, para ouvir o diretor-presidente da Copanor, Alonso Reis da Silva, sobre a situação do abastecimento de água nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Na reunião, marcada para as 15 horas, no Plenarinho IV, também serão discutidos os impactos do serviço prestado pela subsidiária da Copasa nas condições de saúde das duas regiões

Segundo o autor do requerimento para a reunião e presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), o impacto da falta de água na saúde foi o que motivou a realização do encontro. “Sabemos que a região sempre sofreu com sol forte e chuvas escassas, mas há um problema de gestão que agrava a crise hídrica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É neste âmbito que contamos com o apoio da Copanor”, justifica o parlamentar.





Na foto, da esquerda para a direita: Ex-Secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, deputado estadual Arlen Santiago e deputado estadual Jean Freire, em reunião na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas. 
Na opinião do deputado, medidas emergenciais, como a liberação de caminhões-pipa, são importantes, mas é preciso melhorar os atuais sistemas de água e esgoto com bombas d’água, equipamentos e consertos das redes. “Tudo isso sem esquecer do meio ambiente e da necessidade de investimentos governamentais para a recuperação de nascentes”, defende. 
Segundo o deputado estadual Jean Freire (PT), membro permanente da Comissão de Saúde, a oferta de água não potável à população gera diversas doenças por veiculação hídrica. Segundo ele, 80% das consultas médicas da região derivam da falta ou precariedade da estrutura de saneamento básico da região. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a cada dia, aproximadamente 5 mil crianças no mundo morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade.
 Regiões do Jequitinhonha e Mucuri convivem há anos com os problemas da seca.
Regiões do Jequitinhonha e Mucuri convivem há anos com os problemas da seca.
 Convidados
  - Além do diretor-presidente da Copanor, foram convidados para a reunião os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva. (ALMG)
Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário