sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bandas de Taquara de Minas Novas, Capelinha e Angelândia realizam Encontro de Flautas


O I ENCONTRO DE FLAUTAS DO JEQUITINHONHA - AS BANDAS DE TAQUARA será a primeira reunião de todas as sete bandas de taquara dos municípios de Minas Novas, Capelinha e Angelândia, atualmente em atividade. 
O evento contará com apresentações musicais; oficinas de dança, confecção de instrumentos musicais e máscaras usadas nas bandas; rodas de conversa; e feira de artesanato e produtos agrícolas.
O evento será realizado na comunidade de Quilombo, de Minas Novas, nos dias 05 e 06 de novembro, sábado e domingo, com atividades o dia todo. 

Realização: ASPOQUI (Associação Quilombola de Quilombo)
Parceria: Programa Canta Minas (Rádio Aranãs, de Capelinha)
Apoio: Café Aranãs, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas, Ampliar, Fazenda Água Limpa, Casa da Cultura de Capelinha e Madercap
Patrocínio: CODEMIG

PROGRAMAÇÃO
SÁBADO, 5/11
8:00 Café da manhã de boas vindas

9:00 Apresentação musical
Banda de taquara de Santiago/Quilombo
9:30-11:00 Oficina de confecção de flautas (canudos)
Manoel Moreira (Quilombo), Simeão Rodrigues (Santiago)
11:00-12:00 Demonstração de confecção de caixa
Mestre Antônio Bastião (Minas Novas)
13:30 Apresentação musical
Banda de Taquara de Santo Antônio dos Moreiras
14:00-16:00 Vivência: reflexões sobre alimentação e o brincar na infância (direcionado a mães e educadores)
Adelsin/Viviane Fortes (Brincantes)
14:00-14:30 Manejo de cera de abelha (usada na confecção de flautas e outros fins)
Tião Chaves (Santo Antônio dos Moreiras)
14:30-16:30 Oficina de confecção de careta (máscaras usadas nas bandas de taquara)
Antônio Rodrigues Pereira (Ramos)
Juarez Pacheco (Ramos)
14:30-16:30 Oficina de confecção de flautas (canudos)
Antônio Luís (Santo Antônio dos Moreiras), José Francisco (Santo Antônio dos Moreiras)
16:30-18:00 Oficina de danças com o Grupo de danças regionais do Buracão/Tibuna
18:00 Apresentação musical
Banda de Taquara Antiga Geração e Boi Bumbá
19:30 Leilão
20:30 Baile regional

DOMINGO – 6/11
8:00-9:30 Oficina de confecção de flautas (canudos)
Teresino dos Anjos (Sapé), Gabriel Moreira (Sapé), Geraldo Lopes
9:00-11:00 Vivência de brincadeiras (direcionado para crianças)
Adelsin/Viviane Fortes (Brincantes)
9:30 Apresentação musical
Banda de taquara da Bem Posta
10:00-11:30 Roda de conversa: Bandas de Taquara, patrimônio cultural e direito quilombola
Rafael Barros (Ministério Público de Minas Gerais)
Alessandro Borges (Presidente da Coquivale – Comissão das Comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha)
Maria dos Anjos Soares (Aspoqui – Associação Quilombola de Quilombo)
Daniel de Lima Magalhães (Coordenador do I Encontro de Flautas do Jequitinhonha)
11:30 Apresentação musical
Banda de Taquara do Sapé/Timirim
13:00 Apresentações musicais
Banda de Taquara de Santo Antônio do Fanado
Banda de Taquara da Chapadinha/São Benedito
14:00 Roda de conversa: Bandas de taquara - passado, presente e futuro
Representantes das Bandas de Taquara presentes
15:00 Apresentações musicais
Banda de Taquara de Santiago/Quilombo
Banda de Taquara de Santo Antônio dos Moreiras
Banda de Taquara Antiga Geração
16:30 Homenagem a mestres e tocadores
17:00 Grande roda com as Bandas de Taquara.

Localizada na zona rural do município de Minas Novas, a comunidade de Quilombo sediará o evento, que terá, além da apresentação de diversos grupos tradicionais da região, oficinas e demonstração de construção de instrumentos característicos das bandas de taquara, como as caixas e flautas, além da confecção de caretas, máscaras utilizadas pelos grupos. 

O público ainda poderá levar para casa produtos da feira de artesanato e agricultura familiar produzidos pelas comunidades do entorno, aprender como se faz a extração da cera de abelha (matéria prima que compõe a fabricação de flautas, caixas e máscaras), conhecer e aprender danças tradicionais da região e participar de rodas de conversa sobre patrimônio cultural e direito quilombola. 

Atividades para crianças estarão a cargo dos brincantes Adelsin e Viviane Fortes, que também foram convidados para um encontro com educadores e famílias para falar do alimento na infância.

SOBRE AS BANDAS DE TAQUARA DO JEQUITINHONHA:
Na zona rural próxima às cidades de Capelinha, Minas Novas, Angelândia e Setubinha, no Alto Jequitinhonha, tornou-se popular a figura do ‘canudeiro’, tocando uma flauta chamada ‘canudo’. Este é um nome regional que se refere à mesma flauta conhecida por ‘gaita’ em outras partes do Norte de Minas, em Sergipe e na Bahia. Participa o canudeiro de conjuntos musicais centenários, conhecidos por ‘bandas de taquara’, um nome que revela ao mesmo tempo o material de que são feitos os canudos e a proeminência que eles têm no grupo. Atualmente existem sete bandas de taquara em atividade, em comunidades rurais: Bem Posta e Santiago/Quilombo, no município de Minas Novas; Santo Antônio do Fanado e Chapadinha, no município de Capelinha; Santo Antônio dos Moreiras (onde há duas) e Sapé/Timirim, no município de Angelândia. Ainda neste último município, há tocadores na comunidade de São Benedito que se juntam aos de Chapadinha quando são chamados.
Uma das características fundamentais destes grupos é a presença de uma gama definida de instrumentos musicais, tendo por base duas flautas, algumas caixas (três ou mais), zabumba (um ou mais), pandeiros e reco-recos. Algumas bandas incluem um instrumento harmônico, ocasionalmente, como o acordeon, a viola ou o cavaquinho. Chocalho de latinha, matraca e outras percussões pequenas são também ocasionalmente vistos. As bandas de taquara têm uma média de 12 a 15 integrantes, podendo chegar a 20 tocadores ou mais, em alguns casos.
Entre as bandas, há algumas bem antigas, contando certamente com mais de 100 anos de atividade contínua, como a da Bem Posta e a de Santo Antônio dos Moreiras. A maioria delas, porém, é mais recente, apesar de formadas por tocadores experientes, que participaram de grupos antigos, já extintos. É o caso das marujadas das comunidades de Sapé/Timirim e Chapadinha, criadas por seus líderes há cerca de 15 anos. A criação de novas bandas continua em pleno vigor, tendo a última marujada surgido há 6 anos, na comunidade de Santo Antônio do Fanado, município de Capelinha. Na realidade, o que houve foi a retomada de um antigo grupo, desativado há mais de 40 anos.
As bandas de taquara, enquanto ‘bandas de música’, são requisitadas principalmente para as domingadas e as festas de santo, sendo as responsáveis pelos levantamentos de mastro, procissões, alvoradas, acompanhamento de danças, leilões e outros eventos. Apesar das incertezas quanto à origem destas bandas ou ‘marujadas’ (outra denominação pelos quais são conhecidos estes grupos), pode-se dizer que elas são peculiares a esta região, com características marcantes, que as distinguem de outras marujadas mineiras (há delas em várias partes do Estado) e de formações que têm presença de flautas e caixas (como os tocadores de pífanos do Serro e Minas Novas ou as folias do Baixo Jequitinhonha e das demais bandas de pífanos espalhados por todo o Nordeste brasileiro). Tal singularidade confere a este patrimônio uma grande relevância que deveria ser traduzida em ações de salvaguarda compatíveis com seu valor cultural.
Texto de Daniel de Lima Magalhães, autor do livro “Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do norte de Minas” (2010), entre outras publicações.
Bio – Daniel de Lima Magalhães, pesquisador e idealizador do I Encontro de Flautas do Jequitinhonha
Natural de Belo Horizonte, músico, educador musical, lutier e pesquisador. Graduado em Licenciatura em Música e Mestre em Musicologia, ambos pela UFMG. Vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, com a ação “Flautas tradicionais do Vale do Jequitinhonha”. Autor dos livros “Canudos, gaitas e pífanos: as flautas do norte de Minas” e “Cancioneiro do Jequitinhonha: 160 partituras para flauta”, além da realização de documentários e outras publicações sobre a cultura popular no norte de Minas. Fundador e integrante do grupo musical Cataventoré e integrante do Pipiruí, grupo tradicional de pifeiros de Conceição do Mato Dentro.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário