quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Estudantes continuam com a ocupação no prédio da UFVJM em Diamantina

Eles protestam contra a PEC 241 que limita gastos do governo e Medida Provisória que trata da reformulação do ensino médio.

Foto: divulgaçãoEstudantes  continuam com a ocupação no prédio da UFVJM em Diamantina
Ocupação teve início no dia 13 de outubro
A ocupação estudantil no prédio da reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, chega ao seu oitavo dia, nesta quinta-feira (20.10).

O ato, deflagrado no último dia 13 de outubro, foi a forma encontrada por universitários para demonstrar sua insatisfação com a Medida Provisória (MP) 746 e em relação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 que limita os gastos públicos.

Desde o início da manhã de quarta-feira (19.10), além da ocupação da reitoria, os estudantes fecharam a portaria da universidade. Com apitos, faixas e cartazes, os estudantes e alguns funcionários técnico administrativos impedem a entrada de funcionários e alunos no campus. 

 As atividades no prédio estão suspensas até o fim do acampamento, que não há previsão para ser encerrado.

Por meio de nota,  a reitoria da UFVJM declara “respeitar, compreender e apoiar a organização estudantil como um processo educativo, primado no exercício da cidadania e da democracia”.  

"A Pec 241 foi aprovada em primeiro turno na Câmara. O que ela muda? Congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, previdência social, assistência social. Não importa quanto o país cresça, não haverá repasse em forma de benefícios para o povo! A população vai crescer, o número de idosos também e os recursos a serem investidos serão os mesmos. É triste. Divulguem essa maldade do governo Temer. A PEC foi aprovada em primeiro turno no dia 10 de outubro na Câmara dos Deputados, mas ela será votada novamente", diz um trecho da publicação dos estudantes no Facebook. 

Assim como a UFVJM, estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) também ocuparam o prédio da instituição de ensino na terça (18.10). A reitoria da universidade, que também utilizou uma nota para se posicionar, informou que as atividades no local do acampamento, onde funciona o setor administrativo, estão suspensas. Já as aulas seguem sem interferência. 

Estudantes do IFNMG- Instituto Federal Norte de Minas Gerais, de Salinas, Araçuai, Almenara e Montes Claros também realizam manifestações e ocupações dos respectivos campus, contra a PEC 241 e a Medida Provisória 746. 
Na noite de quarta-feira (19) estudantes e professores do IFNMG, Campus Araçuai, realizaram caminhada pela cidade com gritos de " Fora Temer" e contra cortes na Saúde e Educação.
 Uma nova manifestação está sendo convocada para o dia 24 a partir das 18 horas, saindo da praça do mercado.

Fonte: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário