segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Estudantes do Vale do Jequitinhonha ocupam UFVJM e Institutos Federais contra a PEC 241

Estudantes ocupam UFVJM e Instituto Federal de Almenara, Araçuaí e Salinas em defesa da educação pública .

As unidades da UFVJM de Diamantina e Janaúba e  Institutos Federais de Almenara, Araçuaí e Salinas  estão ocupadas por estudantes que protestam contra a PEC Proposta de Emenda Constitucional 241, aprovada pela Câmara dos Deputados, no dia 12 de outubro.  

Ocupação do prédio da reitoria em Diamantina (Foto: Divulgação/DCE UFVJM)
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) informa que, na noite de ontem, dia 13 de outubro, o prédio da Reitoria foi ocupado por discentes da instituição, numa ação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A principal pauta da manifestação é protestar contra a PEC 241, num movimento conjunto que envolve grupos como União Nacional dos Estudantes, União Estadual dos Estudantes, Associação de Ex-alunos da UFVJM, entre outros. Segundo a coordenação do movimento, a ocupação é por tempo indeterminado.
A Reitoria, desde o primeiro momento, abriu um canal permanente de diálogo com o comando do movimento. De comum acordo, foram estabelecidas algumas condutas para que a ocupação possa ocorrer de maneira pacífica e organizada, não interferindo no funcionamento da Reitoria e da universidade: a entrada de integrantes do movimento na universidade será feita das 6 horas à meia-noite; pessoas estranhas ao movimento não terão acesso ao prédio; os alunos serão responsáveis pela limpeza e conservação do local; durante a ocupação, serão realizadas atividades culturais e educativas.
A Reitoria da UFVJM respeita, compreende e apoia a organização estudantil como um processo educativo, primado no exercício da cidadania e da democracia.
Movimento nacional
A ocupação do prédio da reitoria por estudantes da UFVJM faz parte de um movimento nacional convocado, inicialmente, por estudantes secundaristas, que protestam contra as medidas do governo federal, que limitam os gastos para a Educação com a PEC 241 – aprovada em primeiro turno na Câmara, além da reforma do Ensino Médio, que prevê a retirada de disciplinas dos currículos escolares e, ainda, em defesa da educação pública.


Ocupação do campus da UFVJM em Janaúba (Foto: Divulgação/DCE UFVJM)
Já são mais de 600 instituições públicas ocupadas em todo o Brasil, entre escolas secundaristas, universidades e institutos federais, nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Piauí.
Veja video, no OcupaUFVJM:
Campus de Janaúba, Teófilo Otoni e Arinos
De acordo com o DCE da UFVJM, o Campus Janaúba também foi ocupado. “Hoje, dia 14/10, a UFVJM Campus Janaúba foi ocupada pelos estudantes e todo serviço foi parado por tempo indeterminado. Lutamos contra a PEC 241 e PL 6.840 (Reforma do Ensino Médio).”, informou o órgão estudantil.

Na segunda-feira, 17.10, o campus de Teófilo Otoni e Arinos tem movimentos de ocupação de suas Diretorias.

Reitor em Brasília
O Reitor Gilciano Saraiva está indo para Brasília para discutir os diversos problemas da UFVJM, mostrando que a PEC 241 tornará inviável o funcionamento da universidade, pois nem mesmo a manutenção dos serviços educacionais, administrativos e técnicos funcionarão normalmente. 

Estudantes, professores e servidores do campus de Salinas do IFNMG, no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas, lançaram Manifesto com as reivindicações. 


Movimento OcupaIF Araçuaí paralizou as atividades na cidade do Médio Jequitinhonha, nesta seunga, 17.10.

Movimento OcupaIF em Almenara, Araçuaí e Salinas

O Movimento Nacional OcupaIF soltou uma Nota Oficial, registrando suas reivindicações:
O movimento OCUPAIF foi iniciado na madrugada de terça-feira, 13.10, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. 

Durante todo o dia foi realizado uma mobilização massiva por parte dos alunos na portaria do campus, onde foi deliberado por meio de votação, a ocupação pacífica do campus, em virtude da abrangência e do alcance do movimento não só no Norte de Minas, mas em toda a rede federal de ensino dos Institutos Federais somando mais de 500 Instituições. 

Além de outros Câmpus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Instituições como a FENET (Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico) também apoiaram o movimento de forma concisa de acordo com as bandeiras apresentadas.

Ao contrário do que a grande maioria acreditava, o movimento OCUPAIF, que surgiu de forma espontânea na comunidade discente, alcançou inclusive espaços de mídia, em jornais de circulação municipal, regional, estadual e nacional.

O movimento é pautado principalmente na defesa e manutenção dos investimentos nos IF's em toda a rede de ensino, garantindo a integralidade do seu funcionamento.
Em Araçuaí o IF tá ocupado em Defesa da Educação no Brasil, contra a PEC 241.
"Eeeeeeu tô bo-la-dão... Não vou deixar o Temer cortar da educação"
IFNMG campus Araçuaí fechado pelos estudantes
Contra o que lutamos:
► Omissão das notas da grande maioria dos IF's do ranking do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira), com o objetivo de silenciar e esconder o verdadeiro modelo de ensino integral que funciona com excelência no Brasil.
► Fim da PEC 241, que tem o intuito de congelar e na maioria dos casos retroceder com os orçamentos e investimentos em todas as esferas da sociedade, em especial a EDUCAÇÃO, SAÚDE e PREVIDÊNCIA, áreasque já estão na sua grande maioria em estado precário de funcionamento.
► Ao lado da liberdade de ensinar está a liberdade de aprender, essa afirmação está assegurada pelo artigo-206 da Constituição, o projeto ESCOLA SEM PARTIDO, fere a liberdade de expressão, inibe o pluralismo de ideias, além disso não possui “raiz” pedagógica gerando uma mordaça nos professores. Subestima a capacidade intelectual, e o desenvolvimento do raciocínio crítico dos alunos, ferindo assim todo o processo ensino-aprendizagem.
►De forma insensível e indiscriminada, a reforma do ensino médio fere diversas diretrizes e direitos dos servidores e serviços públicos, bem como a sociedade que deles se beneficia. No que diz respeito a contratação do funcionalismo sem formação específica para área de atuação através da contratação de “PROFESSORES COM NOTÓRIO SABER”, e a exoneração e demissão de funcionários públicos efetivos e contratados assegurados pela lei 8112, somado a precarização e afunilamento do sistema de ensino e aprendizagem técnica.
#TiraOPeDoMeuDiploma #ContraAPec241

Deputado Estadual Dr. Jean Freire, apoia essa causa!
E convida para um diálogo hoje no Auditório do Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Araçuaí às 19:00.
Fonte: Reitoria da UFVJM e Movimento OcupaIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário