domingo, 27 de novembro de 2016

Artesanato do Vale do Jequitinhonha é grande atração em exposição em São Paulo

Cerâmica do Jequitinhonha chega a um dos espaços mais contemporâneos da capital paulista.Exposição vai de 22 de novembro até 23 de dezembro.
Exposição será realizada até 23 de dezembro (Divulgação)

Na abertura oficial, o curador da exposição — professor Ricardo Gomes Lima — mediou uma “rodada de conversa” com a participação de quatro artesãos. Os produtos estarão à venda até o dia 23 de dezembro, ou seja, os interessados na arte popular terão um mês para conhecer e, possivelmente, adquirir uma peça da autêntica arte popular.
A mostra na capital paulista é mais uma forma de valorização do artesanato da comunidade de Santana do Araçuaí, trabalho inspirado na obra criativa de “dona Izabel Mendes da Cunha” (1924 – 2014). A mestra, como também ficou conhecida ao longo de sua trajetória, foi reconhecida nacional e internacionalmente por diversos organismos, entre eles a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Ao mesmo tempo em que desenvolvia o seu trabalho, a mestra Izabel conseguiu ensinar a arte das bonecas a parentes e à comunidade deixando muitos discípulos e o legado de uma das mais expressivas formas de arte popular. Para essa exposição, a parceria envolveu as secretarias de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor/Idene), Sebrae Minas e A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, um dos espaços mais valorizados de São Paulo, que gentilmente recebe o trabalho dos mineiros do Vale do Jequitinhonha.
De acordo com os parceiros no evento, o artesanato é de fundamental importância na vida de muitas comunidades mineiras, razão pela qual merece todo o apoio possível para a inserção em novos mercados, por meio de mostras especiais ou feiras. São Paulo acolhe e valoriza o artesanato tradicional, facilitando a vida dos artesãos gerando emprego e renda.
Serviço:
Sobre flores e bonecas: a cerâmica do Jequitinhonha (Mostra de Cerâmica de Santana do Araçuaí)
Local: A Casa – Museu do Objeto Brasileiro (Av. Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros, São Paulo, Telefone: (11) 3814-9711).
Período de exposição/vendas: 23 de novembro a 23 de dezembro, das 10 às 18h.

Fonmte: Ascom Seedif

Nenhum comentário:

Postar um comentário