segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Por transporte escolar, pais ocupam duas escolas em Jenipapo de Minas


No dia 8 de novembro de 2016, terça-feira, no salão comunitário de Jenipapo de Minas, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, houve uma reunião da CPT - Comissão Pastoral da Terra junto com pais vindos de quase todas as comunidades rurais do município para discutir a situação do Transporte Escolar. 


Há mais de um mês, os estudantes dessas comunidades não frequentavam a escola por falta de transporte. Os estudantes e pais afirmaram já ter procurado o poder público, a Prefeitura Municipal, mas não tiveram êxito. 

Foi relatado que, até aquele momento, algumas crianças sofreram acidentes na estrada vindo ou pegando carona com motos ou bicicletas. Uma destas crianças se encontra hospitalizada com fratura e outra acamada em casa esperando recuperar-se. 


Depois de tantas tentativas sem resposta que transmitissem esperanças, os pais decidiram ocupar as duas escolas estaduais: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e a E.E.Padre Willy. 

No dia 9 de novembro as 11:30 h, os pais fecharam as duas escolas. Esta ação durou dois dias e meio, até 11.11. Assim que os carros foram autorizados para buscar os estudantes, os pais também liberaram entrada da escola. Muito felizes comemoram a vitória da luta e união que todos demonstraram pela causa. 


A população de Jenipapo de Minas demonstrou companheirismo e generosidade, dando apoio e até mesmo oferecendo alimentos. Houve compreensão por parte da maioria dos funcionários da educação, inclusive do inspetor e diretoras destas escolas estaduais.


Tudo isso nos leva a acreditar cada vez mais na união e luta do povo.


Texto da professora Eva Santos, de Jenipapo de Minas. 
Fotos da página do Facebook da Eva Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário