quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Governador Pimentel autoriza o asfalto de Virgem da Lapa-Lelivéldia (Berilo) - Ijicatu (José Gonçalves de Minas)

Em plena crise, Governador destaca 
importância da obra de asfalto de 42 quilômetros de extensão. no valor de R$ 68 milhões. 
Governador destacou importância da obra para o Vale do Jequitinhonha.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou, nesta quarta-feira (21/12.16), em Virgem da Lapa, Território Médio e Baixo Jequitinhonha, no nordeste de Minas, a ordem de serviço para obras de melhoramento e pavimentação de 41 quilômetros nas rodovias MGC-367, MG-114 e LMG-677 entre a Virem da Lapa , Lelivéldia (Berilo) e Ijicatu, no município de José Gonçalves de Minas. O valor estimado do empreendimento é de R$ 68 milhões, incluindo obra, material betuminoso e desapropriação.
Governador Fernando Pimentel e prefeito do Vale do Jequitinhonha.
A estrada, reivindicação histórica da população da região, vai melhorar as condições de tráfego de pessoas, ônibus escolares e ambulâncias, além do escoamento da produção de alimentos e minerais do Jequitinhonha e do Sul da Bahia de forma segura e ágil.
Em seu discurso, o governador destacou a mudança de atitude na atual gestão estadual, que trabalha com o olhar regionalizado. “Minas foi governada, durante muito tempo, de costas para o interior do estado. Não quero fazer nenhuma crítica, mas a verdade é que durante muito tempo o nosso estado não teve o olhar regionalizado, territorializado, que nós estamos trazendo agora. Foi por isso que, desde o primeiro ano de gestão, nós criamos os Fóruns Regionais de Governo e, em cada região, nós colocamos em funcionamento um mecanismo de consulta popular, junto com os deputados, para ouvir as demandas da região, trazê-las para dentro do Governo e torná-las prioridade. E é por isso que a obra dessa rodovia de Virgem da Lapa começa agora, porque ela foi destacada como prioridade no Fórum Regional de Governo”, afirmou o governador.
Fernando Pimentel ressaltou a importância da obra para a região, que sofria, há muitos anos, com a precariedade do acesso aos municípios. “Vamos ter o asfaltamento completo e acabar com esse tormento que é passar nessa estrada quando chove, e mesmo quando não chove. É um tormento que está aí há muitos anos, já poderia ter sido resolvido e não foi porque governos anteriores deram prioridade para outras coisas, e não aquilo que o povo da região precisava. Essa é a mudança que nós temos que comemorar. Agora quem manda em Minas Gerais é o povo de Minas Gerais”, disse.

Deputado estadual Jean Freire (PT-MG) representou a Assembléia Legislativa. Ele foi um dos principais lutadores pela pavimentação da LMG 677.
O deputado estadual Jean Freire (PT - MG), que representou a Assembléia Legislativa, no evento, afirmou: "A emoção e a sensação de dever cumprido são enormes. Eu sou muito grato a todas essas pessoas por terem me permitido lutar ao lado delas. É uma alegria imensa poder comemorar essa grande conquista com vocês”, emocionou-se.
Jean, que mora em Itaobim e Araçuaí, passa pelo trecho todos os fins de semana ao ir para o Vale e voltar para Belo Horizonte. Ele sempre faz questão de lembrar que por essa estrada trafegam pacientes em estado grave que precisam de tratamento médico na cidade de Diamantina, jovens das cidades do interior que estudam na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além de ligar o Alto Jequitinhonha a Porto Seguro, na Bahia. Por esses e por outros motivos, esta obra é essencial para o desenvolvimento da região.
Desde que assumiu seu mandato, no início de 2015, o deputado Jean Freire tem se empenhado em buscar soluções para os problemas que afligem a população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri há tantos anos e que nunca receberam a merecida atenção por parte dos órgãos competentes e das administrações passadas. No intuito de pôr fim à perda de vidas em acidentes, ao lamaçal, à poeira, à pobreza e ao descaso, o deputado realizou várias intervenções e se reuniu diversas vezes com o governo e a sociedade, cobrando um maior interesse e maior cuidado com as questões do tão castigado Vale.
Para o deputado, este é um momento de agradecimentos, mas afirma que continuará cobrando melhorias para a população do Vale do Jequitinhonha. "Agradecemos o governador Fernando Pimentel pelo empenho! Este é um sonho antigo do nosso povo. Entretanto, devemos continuar juntos, observando o andamento das obras e batalhando por mais conquistas para esta terra e este povo que tanto amo”, finalizou.

As obras de melhoramento, pavimentação, reforço e ainda o alargamento da ponte sobre o Córrego Virgem da Lapa têm início no entroncamento com a MGC/367; passa pelo distrito de Lelivéldia, em Berilo, e a Comunidade do Cravo, terminando em Ijicatu.
O prefeito de Virgem da Lapa, Harley Lopes, celebrou a conquista tão esperada pela população. “Hoje é um dia especial e histórico para nós. Temos muito a agradecer. Essa obra é de uma grande importância para nós. Só alguém de sua envergadura, do seu coração, poderia ter a sensibilidade de retirar de uma vez por todas do papel esse trecho entre Virgem da Lapa e Ijicatu”, disse.
O chefe do Executivo municipal relembrou, ainda, a promessa do governador em realizar a obra. “É uma luta passada por muitas mãos. Nós, povo de Virgem da Lapa e prefeitos da região, sabemos agradecer e reconhecer aquilo que por nós é feito. Nós estamos acostumados a, às vezes, sermos esquecidos. Por isso, queremos exaltá-lo e dizer obrigado por tudo o que tem feito e pela coragem que tem de enfrentar essa crise que assola o nosso país. Somos todos de um povo só, de uma cor só, torcemos todos pela nossa região, torcemos todos por Virgem da Lapa”, finalizou Lopes.
A região
A economia da região se destaca pelo extrativismo vegetal (eucalipto), extrativismo mineral (granito e feldspato) e da safra frutífera (banana e abacaxi). O abastecimento de alimentos para a subsistência da população e o comércio local também serão potencializados, além de propiciar a maior facilidade para tráfego de ônibus escolares e ambulâncias. O Território Médio e Baixo Jequitinhonha abrange 31 municípios, onde vivem 455 mil habitantes, o que corresponde 2,19% da população mineira.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, e de Governo, Odair Cunha, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste, Gustavo Xavier, os deputados estaduais André Quintão e Rogério Correa, o deputado federal Reginaldo Lopes, dezenas de prefeitos e vereadores, além de lideranças da região e representantes de movimentos sociais, como MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário