quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Expedição Vale do Jequitinhonha: Queijo e capim dourado direto da fonte


29 DE DEZEMBRO - QUINTA-FEIRA - 23:55


segundo  DIA

Viagem pelo Serro, Diamantina, Couto Magalhães e Carbonita.

Esse trem de nascente nos cativou tanto que no segundo dia da Expedição fomos atrás do nascedouro de duas outras preciosidades do Vale: o queijo do Serro e o artesanato com capim dourado.
No Serro, a indicação dos moradores e dos funcionários dos supermercados era para irmos conhecer o que o povo serrano chama de “laticínio” - a fábrica da Cooperativa que produz o famoso queijo “Do Serro”.
A Cooperativa, segundo nos disse a funcionária Diana, recebe leite de cerca de 80 produtores da região e os transforma em diferentes tipos de queijo cozido – ou seja, com leite pasteurizado e que portanto pode ser comercializado por mais tempo e em maior distância. A Cooperativa também recebe o queijo artesanal, que passa por outra forma de produção para ser então vendido localmente.
São produzidos cerca de 3 mil quilos de queijo por dia, que são repassados para comercialização em supermercados de diversas cidades de diferentes Estados.
Após toda higienização e proteção, conhecemos a produção interna da fábrica, que mescla procedimentos manuais e mecanizados sob o trabalho de cerca de 100 funcionários.
Gostaríamos de aprofundar nas conversas e visitas para identificar essa relação entre a industrialização e a produção artesanal, para observar os conflitos, as parcerias, o histórico de um e de outro, mas o resto do Vale nos chamava, e assim partimos.
Na saída de Serro para Diamantina, uma placa nos chamou a atenção: “Comunidade Quilombola Raiz – Artesanato com capim dourado”. Três quilômetros de terra adentro alcançamos a lojinha, que nos foi aberta e apresentada por duas bravas senhoras: Nilza e Isabel - artesãs, mães, produtoras rurais, remanescentes de quilombolas.

 A arte comandada por essas senhoras – e que continua a tradição mesmo por homens e crianças da localidade – é feita a partir do capim dourado, uma planta seca semelhante à sempre viva que na mão dessas artistas vira maravilhosas fruteiras, porta-bijouterias, mandalas, porta-copos e vários outros objetos. Fonte de renda de muitas das vinte famílias do quilombo Raiz, o trabalho e a comercialização passa, segundo as senhoras, por várias dificuldades, a começar pelo avanço do eucalipto, que tem ocupado os locais onde encontravam o capim dourado com mais facilidade.
Seguindo a viagem, paramos para recarregar as energias em Diamantina. E tem coisa mais reconfortante do que almoço de pai e café de mãe!?
Na beira da rodovia em Couto de Magalhães, paramos para conhecer a loja de artesanato de Seu Carlos, que faz belas esculturas na madeira.

 A tardinha, seguimos para Carbonita, com uma noite agradável com a família do meu amigo de infância Glauco, onde escutamos grandes histórias, inclusive do Seu Gentil, professor de matemática aposentado que há vários anos passou a ter como prática escrever homenagens aos importantes personagens da cidade que faleciam. “Duca do Leite” foi um deles: senhor que durante 30 anos passava de porta a porta vendendo leite de produtores da região, foi vereador quando era trabalho gratuito, organizava romarias e, muito brincalhão, levava a vida como ator de teatro, brincando e contando histórias quando entregava seus leites.
Abre aspas para o final do texto de Gentil sobre Duca do Leite: “Somos finitos e devemos aceitar que um dia descansaremos os nossos corpos da luta pela vida, e que nossa continuidade não está na imortalidade ou em mais de um século de vida, mas em nossos descendentes, em nossas obras, legados que nos tornam imortais”.
E amanhã a viagem segue para Peixe Cru, Turmalina e Minas Novas!
Fonte: OTEMPO/ Blog Expedição Vale do Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário