quinta-feira, 2 de março de 2017

Há 54 anos, Bandeira se emancipava de Almenara


O município de Bandeira faz 54 anos de emancipação política, desmembrando-se de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Bandeira, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, tendo como sede o antigo distrito de Bandeira, sendo instalado em 01-03-1963.
Histórico
Uma pequena cidade localizada no nordeste de Minas Gerais. Teve como fundadores: Antônio Bandeira- nascido na cidade de Paramerim (Caatinga). Manoel Rodrigues Santos- nascido na cidade de Pedra Azul-MG, Belizário Ferreira do Amaral, Pedro Cansa Gato, Manoel Adão, Joaquim da Pinguela, Ademar Brás Silva.
Essas e outras pessoas que formam um grupo de mais ou menos vinte, viram essas terras e descobriram que era de boa qualidade para o plantio e decidiram apossar-se das mesmas. Além da boa terra, esse pequeno território possuía uma extensa floresta, rica em arvoredos, dentre elas o Pau-Brasil. Foram construídas as primeiras casas à margem do Rio Rubim do Norte (eram casas de enchimentos). A parti daí chegaram novos aventureiros que cresciam cada vez mais o povoado.
Tinham como objetivo, o desenvolvimento do comércio de gado bovino, o leite e alguns produtos agrícolas. Deu-se o nome de “BANDEIRA” por vários fatos:
1º- O fato de José Bandeira ter sido morador da região nas proximidades do córrego Bandeira;
2º- Alguns moradores antigos dizem que foi pelo fato de um dos também fundadores ter sido o Senhor Antônio de Sousa Bandeira;
3º- A maioria afirma que foi devido a grande caçada de tamanduás-bandeira, que existia em grande número na década de 1910, já extinto hoje. Não se sabe ao certo, mas esse último fato pode ser a versão verdadeira, pois temos como símbolo na bandeira do município, um tamanduá- bandeira.
Dados Gerais
Gentílico: bandeirense
Bandeira tem latitude 15º53'05" sul e a uma longitude 40º33'34" oeste, estando a uma altitude de 292 metros.
Sua população é de 4 988 habitantes, segundo o IBGE 2010. Possui uma área de 484,6 km².

Está situado as margens dos Rios Bandeira e Rubim, dentro da região conhecida do Baixo Jequitinhonha. A região vive essencialmente agricultura familiar e da pecuária.,
Faz limite com os municípios de Almenara, Divisopolis, Jordânia e Macarani (BA). 
Dista 856 km de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário