domingo, 19 de março de 2017

Carne “maquiada” pode levar a morte

Carne adulterada causa vários danos a saúde (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Carne podre, vencida, com produtos cancerígenos de alto teor, contaminados por bactérias e até com papelão. Esses são alguns dos problemas descobertos pela operação “Carne Fraca” deflagrada nesta sexta-feira (17/3/2017) pela Polícia Federal. Executivos do frigorífico JBS e da empresa BRF Brasil foram presos. Toda essa carne vendida livremente nos frigoríficos e “maquiada” para que os consumidores não identificassem os problemas que podem causar sérios danos à saúde. No caso de idosos e crianças a contaminação pode levar até a morte.
A médica veterinária, especialista em produção animal e professora da Unifenas Ariane do Nascimento, explica que a contaminação por bactérias em carnes pode ser bastante grave. “Existe um perigo das doenças passarem dos animais para o homem, uma deles, por exemplo, é a tuberculose. Além disso, no caso, por exemplo, de remédios como antibióticos nesses alimentos, cria-se um grande problema para o consumidor, já que bactérias no corpo dele ganham resistência e as doenças ficam mais difíceis de tratar”, explica.
Ainda segundo ela, é possível até mesmo o desenvolvimento de novas bactérias. “As carnes vencidas são bastante problemáticas, causam intoxicação alimentar e promove a proliferação de bactérias. Algumas delas presentes no intestino dos animais pode até mesmo causar hemorragias nas pessoas. Para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, existe um risco de morte”, afirma a médica.
Os principais danos causados por esses alimentos tendem a ser intestinais. A nutricionista Thais de Oliveira explica que os principais sintomas são diarreia, fortes dores abdominais e vômito, mas isso depende de cada organismo. “Essas carnes acabam contendo micro-organismos que são bactérias, fungos e toxinas e dependendo do que atingir a pessoa, vai causar um tipo de sintoma. Crianças e idosos têm uma facilidade muito grande de desidratar e podem acabar morrendo”, considera a nutricionista.
Segundo ela, se a pessoa tiver com o sistema imunológico fraco, ela também pode ter problemas em vários nos órgãos espalhados pelo corpo. “Isso acaba sendo muito perigoso porque não sabemos se essa carne foi para hospitais ou escolas”, destaca Thais. As especialistas explicam que o papelão não é absorvido pelo organismo, mas pode causar desconforto intestinal.
Fonte: OTEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário