quinta-feira, 16 de março de 2017

Cemig é acionada na Justiça após promessa de construir ponte em Araçuai

Luta pela obra que deveria ser construída

no Rio Jequitinhonha, no distrito  de Itira,

 se arrasta há 11 anos, desde a finalização

da Hidrelétrica de Irapé.  Cemig diz que obra

 depende de  licenciamento ambiental.

Foto: Elton FrancoCemig é acionada na Justiça após promessa de construir ponte em Araçuai
Moradores se arriscam na travessia do rio Jequitinhonha, em barcos precários


A promessa feita pela Cemig- Centrais Elétricas de Minas Gerais- de construir uma ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itira, distrito de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha,  tem sido alvo de preocupações, revolta, indignação e reclamações de moradores da região. O caso será decidido agora pela Justiça.

A construção da ponte  está incluída nas medidas compensatórias exigidas pelo governo do Estado, para liberar a construção da Hidrelétrica de Irapé, concluída em 2006, entre os municípios de Grão Mogol e Berilo, a montante do distrito de Itira. /Com a entrada da hidrelétrica em funcionamento, houve um baixa das águas, perda das praias e muita lama acumulada no local, onde o rio Jequitinhonha se encontra com o Araçuai.


Promotor Público diz que Cemig tem obrigação de construir a ponte, como medida compensatória sobre impactos da Hidrelétrica de Irapé
Promotor Público diz que Cemig tem obrigação de construir a ponte, como medida compensatória sobre impactos da Hidrelétrica de Irapé


O promotor Público  Luís Gustavo Bortoncello, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, afirmou que vai notificar a Cemig para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a Cemig cumpra a exigência de construir a ponte de 100 metros, cuja obra está orçada em R$ 15 milhões.


Promotor do Meio Ambiente se reuniu em Itira,  com moradores e lideranças políticas de Araçuai,
Promotor do Meio Ambiente se reuniu em Itira, com moradores e lideranças políticas de Araçuai,



A informação foi repassada pelo promotor, durante reunião realizada na tarde da última quarta-feira (8) no distrito de Itira, com moradores do lugar e lideranças políticas de Araçuai.


“Se a Cemig não cumprir a promessa, vamos ajuizar uma Ação Civil Pública contra a empresa”, advertiu o promotor.


Para ele, a construção da Barragem de Irapé provocou  impactos ambientais, socioculturais e econômicos na região, principalmente nas comunidades ribeirinhas, localizadas abaixo da barragem. “A Cemig está descumprindo a obrigação de construir a ponte”, destacou o promotor.

Ele disse ainda que há uma previsão de iniciar as obras em dezembro de 2017, e que as obras deverão ser concluídas em março de 2019.

Cemig dá explicações.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Imprensa da Cemig, expediu  nota esclarecendo  que durante a elaboração do projeto de construção da ponte, foram identificadas interferências significativas com a comunidade de Itira referentes à fase da execução das obras e ao tráfego de veículos na comunidade.

Ainda segundo a nota da Cemig,  foi estudado e proposto um novo local para a implantação da ponte visando o menor impacto na área urbana e propiciando um traçado rodoviário melhor e mais seguro.  “Devido a esse imprevisto, o prazo para a realização do empreendimento foi ampliado”, diz a nota.


A Cemig diz ainda que o processo de licenciamento ambiental e de desapropriação das áreas dos acessos de interligação da ponte com a estrada existente nas duas margens, bem como as demais atividades sócio ambientais necessárias se encontram em andamento. 
“Tudo isso já foi feito. Já desapropriaram as áreas”, informou o radialista Elton Franco, filho do lugar.

Ela reclama que a única balsa que transportava veículos, há 10 anos está apodrecendo em uma das margens do rio.“ É um descaso muito grande das autoridades com o povo do lugar”, desabafou o radialista.

Radialista Elton Franco, filho do lugar, e barqueiro, José Aparecido, mostram balsa que não funciona há 10 anos.
Radialista Elton Franco, filho do lugar, e barqueiro, José Aparecido, mostram balsa que não funciona há 10 anos.


Novela

Moradores se arriscam diariamente na perigosa travessia do rio, em pequenos barcos.
Moradores se arriscam diariamente na perigosa travessia do rio, em pequenos barcos.


O sonho de ver uma ponte construida no local, é uma luta antiga dos moradores de Itira e dos  produtores rurais que vivem na outra margem do rio.  Depois que a Cemig concluiu a Hidrelétrica de Irapé, surgiu a esperança de que finalmente o problema seria resolvido, mas ele se arrasta há anos.

"Os chefões da Cemig deveriam vir aqui para ver nosso sofrimento. Quando o rio está vazio,já chegamos a atravessar crianças nos braços,porque os bancos de areia não deixam os barcos navegarem. . Se atrasamos nossas contas, eles vão lá e cortam.É um desrespeito com a gente", desabafa o lavrador João Célio Siqueira, de 57 anos, Todos os dias ele atravessa o rio e precisa caminhar mais 8 km para chegar à fazenda onde trabalha.

"Estamos correndo risco. Dia desses fui obrigado a atravessar em um dos barcos, 500 litros de óleo para o trator. Quando o rio enche, temos de buscar outros caminhos, porque a travessia fica perigosa", destaca o produtor rural Cleber Fonseca, de 29 anos. 

"Roncador"

Na tentativa de minimizar os problemas gerados no lugar, a Cemig fez a obra de um enrocamento em uma das margens- uma espécie de ancoradouro, que os moradores chamam de roncador. Mas o que deveria ser uma solução virou dor de cabeça. " Ficou pior que antes", denunciam os moradores. " Não serve para nada", destacam.

De acordo com a Cemig, o enrocamento foi construído com o objetivo de adequar o atracadouro existente. Porém, em dezembro de 2013 houve um evento chuvoso de grandes proporções no rio Araçuaí ocasionando a destruição da estrutura

A obra, construída  pela Empresa Almeida Toscano, de Belo Horizonte, deu um prejuízo de  R$ 360 mil aos cofres públicos.


Onde fica Itira

Igreja Senhor da Boa Vida, construída pelos escravos, fica no centro do lugarejo.
Igreja Senhor da Boa Vida, construída pelos escravos, fica no centro do lugarejo.


Itira, também conhecida como Barra do Pontal, já foi um dos principais portos do Vale do Jequitinhonha Os canoeiros utilizavam os rios como estrada. Os alimentos chegavam por ali vindos da Bahia. Ainda hoje o porto  é utilizado pelos moradores e fazendeiros para terem acesso ao lado esquerdo do Jequitinhonha.


Casarão onde supostamente viveu a fundadora de Araçuai, Luciana Teixeira, está em ruínas.
Casarão onde supostamente viveu a fundadora de Araçuai, Luciana Teixeira, está em ruínas.


 Foi ali que Araçuaí nasceu, no encontro dos rios Jequitinhonha e Araçuaí. A sede do futuro município foi transferida para os encontros do rio Araçuaí com o Córrego Calhau, a 18 km dali,  em função da expulsão das meretrizes pelo Padre José Moura Murta. Elas subiram o rio em busca de um novo porto seguro. Entretanto, Itira resistiu.

Quem chega  ao lugar,  logo percebe que o clima de simplicidade predomina , com ruas de terra batida e casas de alvenaria de construção rústica, à esquerda e à direita.

No centro, a secular Igreja de Nosso Senhor da Boa Vida, construída pelos escravos.O clima distante dos  barulhos costumeiros das grandes cidades é contagiante. É exatamente esta tranquilidade que encanta os turistas
Itira tem cerca de 1.800 habitantes e pelo menos 800 moradias. O lugar ficou conhecido mundialmente  por dar lugar , em 1998,ao cenário do fil me Kenoma, dirigido por Eliane Caffé.  O filme conta a história de um artesão em um pequeno povoado que tenta construir a sonhada máquina de movimento perpétuo,
.
Entre os atores principais, Jose Dumont, Mariana Lima, Enrique Dias e Jonas Bloch.
Sérgio Vasconcelos
Repórter na Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário