quinta-feira, 2 de março de 2017

Couto Magalhães de Minas faz 292 anos de fundação e 54 anos como município.

História
Em 1725, Sebastião Leme do Prado, fundador do povoado junto com seus companheiros bandeirantes paulistas, chegaram ao local em busca de ouro e diamantes e assentaram acampamento próximo às margens de um rio sereno e cristalino que recebe o nome de Rio Manso.
Durante todo o período colonial, devido à rígida administração e pelo monopólio real sobre os diamantes, limitando os lucros e benefícios, o povoado, que pertencia à àrea do Distrito Diamantino desde 1734, teve seu crescimento contido.
Com a decadência da mineração, as terras férteis do povoado passaram a ser exploradas com a plantação de frutas e com a agricultura, que se pode observar até os dias de hoje.
Devido a sua localização, próxima de Diamantina e no sentido do nordeste de Minas, passou a ser ponto de parada e pouso dos tropeiros, fazendo o comércio florescer.
Ainda na época do auge da exploração dos diamantes foram erguidas duas importantes igrejas coloniais sem datação precisa: a matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Capela do Bom Jesus de Matozinhos.
No ano de 1839, o povoado passa a ser distrito do município de Diamantina, em homenagem ao ilustre político e escritor José Vieira Couto de Magalhães.
Em 30.12.1962, tornou-se município autônomo, emancipando-se de Diamantina, pela Lei n0 2.764 e passa a chamar-se Couto de Magalhães de Minas, com instalação em 02.03.1963.
O antigo Rio Manso vem resgatando a suas referências culturais, o seu rico patrimônio histórico e natural, como um fator a mais para seu desenvolvimento econômico, com foco no turismo e inovando com a criação de outros atrativos, a exemplo do Carnaval, o Encontro de Bandas e a Festa do Coutense Ausente.

Dados atuais
Couto de Magalhães de Minas, localizado no Alto Jequitinhonha, possui 4.302 habitantes, sendo 3.936 habitantes na zona urbana (91,5%) e366 habitantes na zona rural ( 4,5%). É o município mais urbanizado do Vale do Jequitinhonha.
O município tem uma área de 485,7 km2, fazendo limites com Diamantina, Felício dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto, Serra Azul de Minas e Serro.



A marca vermelha do mapa de Minas, mostra a localização de Couto Magalhães de Minas que  fica a 332 km de Belo Horizonte, 34 km de Diamantina, 184 km de Minas Novas e 191 km de Montes Claros.


Possui um PIB per capita de R$ 10.172 (2014) e IDHM Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM – 2010) de 0,659.

Sua economia é formada pela agricultura familiar que produz feijão, milho, cana de açúcar e abacaxi e 13,5 toneladas de mel. A silvicultura possui 3700 hectares de plantio de eucalipto. A pecuária é representada por 2.330 cabeças de gado leiteiro com uma produção de um milhão de leite/ano.

A economia é completada com o comércio e serviços locais, juntamente com as aposentadorias rurais e urbanas. 


Com informações do IBGE (dados de 2014) e site da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário