segunda-feira, 27 de março de 2017

Novo prefeito de Guaraciama será escolhido em maio


Os órgãos partidários poderão se reunir em convenções para escolha dos candidatos entre 29 de março e 3 de abril. Caso ocupe cargo gerador de inelegibilidade, o candidato escolhido deve afastar-se no prazo de 24 horas após a convenção. Os pedidos de registro de candidatura deverão ser entregues à Justiça Eleitoral até o dia 6 de abril. E no dia 7 de abril os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução 23.457/2015, que cuidou das regras relativas à propaganda nas Eleições 2016, e pela Lei 9.504/1997.
No dia 7 de maio, os mesmos eleitores que votaram em outubro de 2016 voltam às urnas para escolher prefeito e vice. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas mesas receptoras de votos constituídas para as eleições do ano passado. A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 26 de maio. Guaraciama tem cerca de 4.500 eleitores.
A partir de 6 de abril até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório da 44ª Zona Eleitoral de Bocaiuva, que abrange o município de Guaraciama, funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Em Guaraciama, o candidato a prefeito mais votado, Francisco Adevaldo Soares Praes (Coligação DEM/PP/PMDB/PRTB/PMN) teve seu registro indeferido por causa da rejeição, pelo Tribunal de Contas da União, de contas de convênio de quando ele foi prefeito em 2001, e também em razão de condenação pelo TJMG por crime previsto na Lei de Licitações. As inelegibilidades que fundamentaram a decisão são previstas no art. 1º, I, alíneas “”e” e “g”, da Lei Complementar 64/90.
Enquanto não há candidatos eleitos no novo pleito, o presidente da Câmara de Vereadores continua respondendo pelo Executivo municipal.
Fonte: TRE-MGWhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário