terça-feira, 11 de abril de 2017

Festivale de 2017 será realizado em Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha



A FECAJE - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha divulgou nota, informando que o 34º FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha será realizado na cidade de Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas. 

O evento acontecerá entre os dias 23 e 29 de julho de 2017.

O FESTIVALE é um dos maiores eventos culturais do Brasil e da América Latina. É o mais longevo, acontecendo desde 1980, sempre em uma cidade da bacia do rio Jequitinhonha.


É um momento de muita confraternização de artistas, grupos. agentes e gestores culturais do Vale do Jequitinhonha, no norte e nordeste de Minas, empoderando os movimentos de culturas populares.

É festa, alegria e reflexão sobre a criatividade humana. Durante toda a última semana de julho, os participantes se envolvem em Oficinas, mostra, exposição de artesanato, fotografias, artes plásticas, cine-video, livros, teatro e outras manifestações artísticas e culturais. 

Em BH, sempre há o lançamento do Festivale para divulgar pra mídia e juntar o povo do Vale que vive na Capital mineira. Em 2015, o FESTIVALE aconteceu no Salto da Divisa, quase no sul da Bahia. Em 2016, em Jequitinhonha, no mês de outubro.

Há shows musicais de representantes de músicas de raiz, debates, Noite Literária e Festival de Música.

Artistas como Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Saulo Laranjeiras, Pereira da Viola, Tau Brasil, Lucinho Cruz, Tizumba, Tambolelê, Titane, Bilora, Chico Lobo, Wilson Dias e tantos outros são presenças garantidas em muitos FESTIVALES.


Nota oficial 01/2017 - Diretoria Executiva FECAJE

ASSUNTO: 34º FESTIVALE

"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade!" 
Cervantes

A Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Fiscal da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha FECAJE vem comunicar aos seus filiados e todo o Movimento Cultural do Vale do Jequitinhonha, assim como seus parceiros que o 34º FESTIVALE (FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DO VALE DO JEQUTINHONHA) será sediado na cidade Felício dos Santos -MG, com previsão de realização no período de 23 a 29 de julho de 2017.

O evento este ano contará com o apoio da Secretaria de Cultura de Estado de Minas Gerais, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE, Deputado  Estadual Dr. Jean Freire, Deputado Federal Leonardo Monteiro, Prefeitura Municipal de Felício  e a parceira a Associação dos Produtores e Agentes Culturais Através da Arte – APACA.

Preparem as mochilas e traga muita energia positiva. Em breve, lançaremos os editais do evento. 

Fique ligado!

Onde fica Felício dos Santos?
A pequena cidade de Felício dos Santos está localizada no Alto Jequitinhonha a 76 km de Diamantina, seguindo pela BR 367, sentido Turmalina. Fica a 209 km de Minas Novas; 281 km de Araçuaí; 356 de Itaobim; 468 km de Almenara; 203 de Montes Claros; 409 de Teófilo Otoni; 365 km de Belo Horizonte.

Riquezas culturais e naturais

A cidade de Felício dos Santos é dona de uma riqueza histórica ímpar, marcada por antigas igrejas, um cemitério de escravos em ruínas, entre outras atrações. Faz parte do Circuito Turístico dos Diamantes e da Estrada Real.



Apesar de se tratar de uma cidade com grande valor histórico cultural, Felício dos Santos tem como uma de suas principais atrações as águas termais localizadas na Fazenda do Sobrado. Com reconhecidas propriedades medicinais, as águas possuem temperatura média entre 36º e 38º C e atraem turistas de todas as partes em busca de tratamentos, além de agradáveis momentos. 

A beleza natural do município pode ser representada pelo Lajeado de Noronha, corredeiras que formam vários saltos e poços de águas cristalinas; a Cachoeira do Sumidouro, caracterizada por não formar nenhum poço e ter suas águas desaparecendo ao final da queda, além da Mata do Isidoro.

A Lapa Santa ainda conserva algumas pinturas rupestres. Com uma população simples e acolhedora, o município mantém manifestações culturais fortes, como a Festa do Rosário. O festejo agita toda a comunidade, principalmente com a famosa apresentação da dança folclórica Marujada. 

Dados Gerais de Felício dos Santos
Localização
Localização de Felício dos Santos
Localização de Felício dos Santos em Minas Gerais
Felício dos Santos está localizado em: Brasil
Felício dos Santos
Localização de Felício dos Santos no Brasil
18° 04' 37" S 43° 14' 49" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoJequitinhonha IBGE/2008 
MicrorregiãoDiamantina IBGE/2008 
Municípios limítrofesSenador Modestino GonçalvesItamarandibaRio VermelhoCouto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto 
Distância até a capital365  km
Características geográficas
Área358,862 km² 
População5 046 hab. Estimativa IBGE/2016
2.229 hab na cidade
2.817 hab na zona rural
Densidade14,31 hab./km²
Altitude740 m
ClimaTropical de Altitude  Cwb
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,606 médio PNUD/2010 
PIBR$ 35 247,00 mil IBGE/2014
PIB per capitaR$ 7 084,66 IBGE/2014



2 comentários:

nora disse...

Banu,meu nome é Nora.Você sabe se há algum grupo montando uma excursão para o Festivale ? Saindo de BH...
Meu email é nora.fonsecag@gmail.com . Agradeço

Unknown disse...

Vou conhecer.

Postar um comentário