segunda-feira, 5 de junho de 2017

Centrais sindicais indicam nova greve geral para o dia 30

Data passará por assembleias das categorias. Entidades planejam "esquenta" para o dia 20, nas principais cidades. Defesa da paralisação já esteve presente no ato dos artistas por diretas já em São Paulo.

por Redação RBA publicado 05/06/2017 14h20, última modificação 05/06/2017 15h18
COLETIVO DIRETAS JÁ

São Paulo – As centrais sindicais aprovaram hoje (05.06) a data de uma nova greve geral contras as reformas do governo e pela saída de Michel Temer, indicando o próximo dia 30, uma sexta-feira. Antes, no dia 20, as entidades planejam organizar um "esquenta", com paralisações e atos nas principais cidades. Todo o calendário depende do andamento das reformas no Congresso – e também passará por assembleias das categorias.
Segundo o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, a greve precisa ser "construída", com discussão nas bases e monitoramento da agenda parlamentar. "O dia 28 (de abril) foi um sucesso porque fizemos um processo de construção daquela data", afirmou, em reunião realizada na sede da Nova Central em São Paulo, na região central da capital paulista. "O primeiro passo são as categorias referendarem o dia 30 nas assembleias"
Elisa Lucinda
Atriz e poeta Elisa Lucinda exibe cartaz durante manifestação em São Paulo. 'Brasília está de costas, não nos escuta'
Durante o encontro, o secretário-geral da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha, apresentou proposta de realizar uma greve geral de dois dias, indicando 27 e 28 de junho, com convocação prévia de plenárias estaduais. A Força Sindical a princípio mostrou-se reticente quanto à fixação de uma data, mas defendeu a unidade entre as centrais. "Conseguimos construir, ao longo do tempo, várias atividades unitárias", disse o secretário-geral da entidade, João Carlos Gonçalves, o Juruna, citando manifestações de 15 de março, a greve de 28 de abril e a marcha a Brasília em 24 de maio.
Sindicalistas devem se concentrar em Brasília amanhã (06.06), quando está prevista a votação do relatório de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre o projeto de reforma trabalhista (PLC 38) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Ele não muda o texto no parecer, apenas sugere vetos que seriam feitos pelo presidente Michel Temer. A estratégia de não fazer alterações visa a evitar que o projeto retorne para a Câmara.
JOANNE MOTA/CTBcentrais.jpg
Sindicalistas ressaltam unidade em reunião realizada na sede da Nova Central
O secretário de Relações Internacionais da Intersindical, Ricardo Saraiva, o Big, destacou ainda a importância de defender eleições diretas para evitar, justamente, o prosseguimos da agenda governista na Câmara e o Senado. "Um governo sem popularidade e sem legitimidade tenta continuar as reformas com o Parlamento, a mídia e o Judiciário. Para que as reformas continuem, é preciso ter um governo comprometido com o mercado."
No setor de transportes, os metroviários de São Paulo já têm indicação de participar de uma nova greve, o que deverá ser ratificado em assembleia. Na reunião desta segunda-feira na Nova Central, o secretário-geral do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Leonildo Canabrava, manifestou disposição da categoria de participar da paralisação. A entidade representa os funcionários das linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 
Na Câmara, o governo enfrenta dificuldade para conseguir o número de votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que muda a Previdência. Por isso, a Casa ainda discute a data para levar o texto à votação em plenário. 
Durante o ato SP pela Diretas Já, ontem (4), no Largo da Batata, zona oeste paulistana, muitas pessoas exibiram cartazes com dizeres "Diretas Já, Fora Temer e Greve Geral". Uma delas foi a atriz e poeta Elisa Lucinda. "Estamos reunidos porque não fugimos da luta. O Brasil precisa de nós. A civilização que fez esquecer as premissas dos povos originários, do negro e do índio, deu nisso. Parece que Brasília está de costas, não nos escuta", disse Elisa, para quem Temer e sua equipe são "uma quadrilha de ladrões brancos" no poder.
Com informações do repórter Vitor Nuzzi
 Fonte: www.redebrasilatual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário