domingo, 4 de junho de 2017

Itamarandiba realiza Primeira Conferência em Saúde da mulher


Aconteceu nessa sexta feira, 02 de junho de 2017, na Câmara Municipal, a I CONFERÊNCIA EM SAÚDE DA MULHER – “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”.
A Conferência teve o objetivo de elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação do tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”; tendo como eixos principais a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e “Diretrizes para definir a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres” e eleger delegados que posteriormente poderão representar as Mulheres do município nas etapas Estaduais e Nacionais. 
Os delegados foram eleitos:
a)50% de representantes de usuárias e usuários, de suas entidades e movimentos; 
b)25% de representantes das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde; 
c)25% de representantes de gestoras e gestores e prestadores de serviços e saúde. 
Assim, foram eleitos a Senhora Raimunda Aparecida Costa – Representante dos gestores; Simone Reis e Jaibe Ferreira - Representantes dos Usuários; Ariane Pavie - Representantes dos trabalhadores da saúde.
A organizadora do evento, Bibiana Dumont, ressaltou a grande satisfação em ver o plenário da Câmara lotado por mulheres dos diversos segmentos da sociedade e de diferentes situações profissionais, sociais, econômicas e financeiras, mostrando que as mulheres de Itamarandiba estão cada dia mais engajadas na luta por melhores condições de vida, não se esquecendo também dos homens que estiveram presentes! Na oportunidade, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do evento, em especial a Cristiana Silva, Francielle Moreira que estiveram com ela em todas as etapas e situações da organização, as parceiras recepcionistas do evento, enfim, toda a equipe da organização. Agradeceu o apoio do Secretário Municipal, do prefeito e vereadores que estiveram presentes. Fez questão de frisar a honra de se ter pessoas de tão admirável competência colaborando com debates, as Palestrantes Dr. Graciana Piovezan, Débora Orcalino e Simone Reis que se deslocou de Lavras para prestigiar e enriquecer ainda mais o evento. Lembrou com emoção a linda homenagem que José Meira fez às mulheres, nas pessoas de mulheres que tanto nos orgulham com suas histórias de luta, garra e fé; a nossa respeitosa figura histórica, Dona Maria benzedeira e nossa atual presidente da câmara Lourdes Gomes! "GRATIDÃO, vocês fizeram acontecer!" Disse Bibiana.
Complementando a fala de Bibiana, o Secretário Municipal de Saúde Cledimar Ferreira, salientou que realmente não esperava que em uma sexta feira, num horário em que todos se encontram em seus afazeres, principalmente as mulheres, compareceriam em tão grande quantidade! Ficou imensamente feliz com o desempenho da equipe e com a colaboração das palestrantes que vieram acrescentar e abrilhantar ainda mais o evento. "Foi gratificante ver o plenário cheio e com pessoas tão dispostas a colaborar e promover mudanças na realidade das mulheres do nosso município. Isto muito me orgulhou, acendendo uma esperança ainda maior de vermos o nosso povo mostrando toda sua força e competência." Disse ele.
Importante ressaltar que uma das palestrantes do evento foi Simone Reis, natural de Itamarandiba e Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), Mestranda em Educação e Graduação em Direito na UFLA, com ênfase em Gênero e Diversidade. Pesquisa em Direitos Humanos, reconhecimento e resistência na UFOP, Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) da USP, e do Grupo de Pesquisa Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (FESEX) da UFLA. Professora de História da rede estadual de ensino desde 2011.         
Débora Orcalino, Psicóloga formada há quase 10 anos com experiência no âmbito das políticas públicas de saúde e  social, Especialista e perita em Psicologia do Trânsito. Hoje, Psicóloga do CRAS São Geraldo no Município de Itamarandiba.
Graciana Alves Piovezan, Bacharel em Direito – Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto/MG em agosto de 2003. 





 Fonte: Itamarandiba Hoje, com texto e fotoa


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário