sábado, 24 de junho de 2017

Mineradoras serão fiscalizadas no Vale do Jequitinhonha


CREA-Minas promove reunião com mineradores da região para detalhar a ação de fiscalização

Foto: arquivoMineradoras serão fiscalizadas no Vale do Jequitinhonha
Garimpo de Areinha é considerado ilegal e vem depredando o leito do rio Jequitinhonha, ao longo dos anos.
Os gestores da mineração da região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha (MG);  vão se reunir com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) para debaterem sobre as ações de fiscalização no segmento da mineração. O encontro será realizado em Diamantina, no dia 29 de Junho de 2017, no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Jequitinhonha (Amaje).

Nesta reunião, a Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas e a Gerência de Fiscalização do Crea Minas vão orientar os gestores da mineração sobre os critérios da fiscalização das atividades mineradoras com o objetivo de fornecer tempo hábil às empresas para se regularizarem antes da ação. Também vão participar do encontro lideranças locais, além de instituições do setor e interessados no tema.

A ação de fiscalização será realizada entre os dias 24 a 28 de julho, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Datas, Monjolos, Gouveia, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek e Serro.

Encontro será realizado na sede da AMAJE em Diamantina
Encontro será realizado na sede da AMAJE em Diamantina

Fiscalização

A fiscal da Regional Norte do Crea-Minas, engenheira civil Ivana Machado, informa que a reunião é uma oportunidade para que os mineradores entendam sobre os critérios de fiscalização. “Na região de Diamantina, a mineração é uma das principais atividades econômicas e são várias as pessoas envolvidas nesse ramo. A reunião tem o objetivo de apresentar a metodologia de fiscalização, além de ser importante para dar conhecimento a todos os envolvidos nesse setor sobre como será a atuação do Conselho”, afirma Ivana.


O gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, explica que as ações de fiscalização têm o objetivo de constatar a regularidade nas atividades de base tecnológica, verificando a responsabilidade técnica através do registro das empresas e dos profissionais responsáveis técnicos no Conselho, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.). “A presença destes profissionais em todas as etapas da cadeia produtiva garante a aplicação das melhores e mais modernas técnicas, maior produtividade com menor custo, além de atender a todas as exigências legais”, afirma Guilherme

Serviços

Data: 29/06/17
Horário:14h 
Local: Associação dos Municípios da Microrregião Alto Jequitinhonha (Amaje) - Rua Zeca Bruno, 131, Cazuza, Diamantina - MG, 39.100-000
Fonte: CREA MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário