terça-feira, 13 de junho de 2017

Moradores de Chapada do Norte protestam contra aumento de subsídios de representantes políticos

O projeto de lei do Executivo Municipal aumenta os subsídios de Prefeito, vice, Secretários Municipais em 29,28%.

      Na noite de 06 de junho de 2017, durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, foi apresentado o projeto de lei Nº 05/2017, vindo do Poder Executivo, do prefeito Diego Soares, que reivindicava um reajuste salarial em 29,28% para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.
O projeto de lei também prevê a recomposição salarial dos servidores municipais com o percentual de 6,29%.

      A solicitação causou grande surpresa nos presentes na reunião pela alta porcentagem, como também pelo fato que, há poucos meses, um documento oriundo do mesmo Poder Executivo decretava Calamidade Econômica e Financeira no município. (Veja cópia do Decreto abaixo). 
Havia justificativa como atrasos de quitação de compromissos como parte dos salários do mês de dezembro de 2016 que ainda não foram efetuados sob a alegação que não há dinheiro em caixa; escolas com precariedades de materiais escolares; entre outros problemas sociais que atingem vários habitantes do município chapadense.
Vereadores de Chapada do Norte reunidos para decidir sobre aumento de subsídios para Prefeito, Vice e Secretários Municipais.
      A notícia logo se espalhou pelas redes sociais, causando espanto e revolta na população chapadense em inúmeras postagens no facebook, por áudios e mensagens no whatsapp e em conversas presenciais, por vários cantos da cidade. 

A partir daí, iniciou-se uma mobilização para que um bom público estivesse presente na reunião extraordinária que ficou previamente agendada para ocorrer, após término do prazo de 48 horas cedido ao pedido do vereador Ronaldo Borges, para analisar o projeto.

Um áudio começou a circular na cidade e nas redes sociais, convocando o povo para a Câmara Municipal:

“Atenção povo de Chapada do Norte! 
Na próxima segunda-feira (12/06), a partir das 10h da manhã, a Câmara Municipal realizará Sessão Extraordinária, onde poderá ser aprovada a correção salarial de 30% para o prefeito, vice-prefeito e os secretários municipais. 
Vá à Câmara Municipal e acompanhe como votará cada um dos vereadores, inclusive o que você elegeu. 
Participe! 
A Câmara é a casa do povo.”

       Embora a citada reunião tenha sido agendada para a segunda feira, dia 12 de Junho, às 10 horas da manhã (e não às 18 horas como acontece nas Ordinárias), vários chapadenses foram se organizando para comparecer à Câmara Municipal, tentando evitar, através de uma manifestação, que o referido projeto fosse aprovado.
Manifestação se deu no Plenário da Câmara e na  rua, em frente ao prédio da reunião.
    Na manhã da segunda feira, dia 12 de Junho, vários manifestantes compareceram à Câmara Municipal, e, sob protestos, acompanharam a aprovação do projeto. 

No final, aconteceram vários xingamentos de "traidores", gritos de "vergonha" e outras manifestações de indignação. Confira no vídeo abaixo.

Confira a votação de cada vereador:
NÃO
Ronaldinho Borges - PHS
Fábio do Granjas - PSDB

SIM
Dinezim do Céu Azul - PDT
Dmilson de Durvalino - PSDB
Paulinho de Totô  - DEM
Nenzim Marques - PPS
Pedrinho de Santo - PDT
Preto Marques - PSDB
Wesley de Branco - PSL
Zé PT - PR

O presidente da Câmara Municipal, João Filipio (PRB), não votou por se manifestar somente na situação de empate, como voto de minerva. 

A Polícia Militar esteve presente no estabelecimento . Segundo o Sargento Guerra, a PMMG queria evitar tumultos e desordem.

Ao final da reunião, o público presente demonstrou sua insatisfação com vaias, palavras de ordem e “aplausos” ao resultado final da Reunião Extraordinária.

Aprovação de aumento salarial para prefeito, vice e secretários municipa...


Fonte: Blog do Mauricio Costa, de Chapada do Norte. Professor do Ensino Fundamental na Rede Municipal. Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte. Voluntário no Projeto Canário Livre, Sonho Real.

Visite o Blog e acompanhe as lutas do povo de Chapada do Norte:


Conheça o Projeto de Lei que provocou a ira da população:

Conheça o Decreto 001/2017 que "Decreta a Situação de Emergência Financeira e Administrativa, no âmbito do Município de Chapada do Norte":

Exibindo IMG_20170613_221227936.jpg

Exibindo IMG_20170613_222350.jpg
Exibindo IMG_20170614_081821282.jpg
Exibindo IMG_20170614_081915887.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário