quinta-feira, 13 de julho de 2017

Felício dos Santos se prepara para receber agentes culturais no 34º FESTIVALE, de 23 a 29 de julho.


Desde 1980, um grande movimento mobiliza milhares de jovens de mais de 73 municípios da Bacia do Rio Jequitinhonha, dos Territórios do Alto, Médio/Baixo Jequitinhonha e norte de Minas. 

A sede de realização do evento se dá em rodízio de cidades. Quase todas as cidades-polo do Vale do Jequitinhonha já sediaram este grande e longevo evento cultural. Dos municípios acima de 15 mil habitantes, apenas Caraí, Itamarandiba, Novo Cruzeiro e Turmalina não sediaram o Festivale.

Das cidades com população abaixo de 10 mil habitantes destacaram-se Carbonita, Rubim, Salto da Divisa e, agora, Felício dos Santos.

Este Festivale já descobriu, divulgou e reverenciou a criação artístico-culturais de muitos artistas famosos, hoje: 

MÚSICA: Joaci Ornelas, Mark Gladston, Paulinho Pedra Azul, Pedro Morais, Rubinho do Vale, Saulo Laranjeiras, Tadeu Franco e Wilson Dias. E gente do Mucuri adotada pelo Vale como Bilora, Carlos Farias, Josimo Medina, Pereira da Viola e Tau Brasil, como também Titane, de Oliveira/BH. A convergência e confluência com o nordeste com Elomar, Vital Farias e Xangai.   

POESIA
Todo agente cultural  do Vale do Jequitinhonha é um poeta em potencial. Destacam-se o grande poeta e ativista cultural Gonzaga Medeiros, Cláudio Bento, Celso Freire, Luiz Carlos Prates, Wesley Pioest, Murilo Antunes, Jason Mota, Haydée Murta, Narciso Durães, Lena Guimarães, Milton Santiago, Maurício Carvalho, Cyntia Colares, Ruy Barreto, Zé Miranda e muitos outros.

ARTESANATO
Cerâmica: Dona Isabel; Zefinha de Campo Alegre em Turmalina; Ulisses Pereira, Ulisses Mendes, Maria Lira de Araçuaí, Ana do Baú de Minas Novas, Paulo Oliveira de Guaranilândia de Jequitinhonha; 
Palha e Taquara _Zé do Balaio de Almenara; 
Madeira - Zefa de Araçuaí, Zé do Ponto de Chapada do Norte e Ulisses de Itinga; Mestre Bastião do Capivari na confecção de tambores;
Bordados, Adelícia Amorim de Almenara  e Dagmar de Palmópolis;
Tecelagem:  artesãs de Roça Grande em Berilo, de Francisco Badaró, Turmalina e Jequitinhonha;
Artesanato indígena - produção dos povos indígenas Aranãs e Cinta Vermelha, em Coronel Murta e Araçuaí.

CORAIS
Corais destacam-se em Araçuaí com o pioneiro Coral Trovadores do Vale, desde 1970, Araras Grandes, e o mundialmente famoso Meninos de Araçuaí. Também são destaques o Coral das Lavadeiras de Almenara, os corais de Coronel Murta, Itaobim, Jenipapo de Minas e de Veredinha;

TEATRO
Teatro é um grande destaque da arte do Vale. É uma das regiões com maior grupo de teatros do país com destaque para o Ícaros do Vale, de Araçuaí, Conversos, de Caraí; Gruted, de Divisópolis; Anim'Art de Capelinha; Araçá, de Medina; Curutuba, de Chapada do Norte; É isso é!!!, de Joaíma; Gruteapa, de Pedra Azul; Meninos do Vale, de Medina; Próximo do Real, de Rio Pardo de Minas; Só Riso, de Jequitinhonha; Gruta e Murion de Padre Paraíso; Expressart e Iluminart de Taiobeiras.

Além destes fazeres culturais há diversos grupos de congada, batuques, catopês, folias de reis, catira, bois de janeiro, irmandades do rosário, 

O FESTIVALE atrai principalmente adolescentes e jovens, em várias atividades, durante a última semana do mês de julho. São cerca de 3 mil pessoas envolvidas diretamente nas diversas manifestações culturais.

Acontecem shows musicais, oficinas, Noite Literária, concursos de poesias, lançamento de livros, Feira de Artesanato, grupos de dança e canto, grupos tradicionais/folclóricos, exposição de fotos e ares plásticas, debates e Festival de Música.
   
NOTA OFICIAL DA  DIRETORIA FECAJE
Comunicamos que estão abertas as inscrições das oficinas do 34º Festivale, que acontecerá em Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas. 

Acesse o link e faça sua inscrição. Leia todas as instruções.

Em caso de cancelamento de alguma destas oficinas, faremos a redistribuição dos inscritos nas oficinas existentes.

Viva o 34º FESTIVALE!
1 - OFICINA ORI ODARAS - DANÇA AFRO BRASILEIRA

Bacia do Rio Jequitinhonha tem 73 municípios mineiros.

O FESTIVALE considera o Vale do Jequitinhonha todos os municípios da Bacia do Rio Jequitinhonha, embora no planejamento do Estado, do IBGE, Fundação João Pinheiro e IGA classifiquem apenas o Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.
Assim, 18 municípios do norte de Minas são considerados também do Vale.


A Bacia do Jequitinhonha compreende uma área de 70.315 km², sendo que 66.319 km² situam-se em Minas Gerais, enquanto 3.996 km² pertencem à Bahia, representando 11,3% da área do estado mineiro e apenas 0,8% do baiano. 

A área compreende seis mesorregiões, subdivididas em onze microrregiões. No Vale do Jequitinhonha está uma população 977,8 mil pessoas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010).

Festivales já foram organizados em Bocaiúva, Salinas e Taiobeiras. 


Também na Bacia do Jequitinhonha estão 9 municípios da Bahia: Belmonte, Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, Itaranti, Macarani, Maiquinique, Mascote e Santa Cruz de Cabrália. Belmonte, onde o rio Jequitinhonha despeja no Oceano Atlântico, deve vir a ser sede de algum Festivale.


TERRITÓRIO DO ALTO JEQUITINHONHA

Margem Direita do Rio Jequitinhonha
Microrregião de Capelinha – 10 municípios
Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha

Microrregião de Diamantina – 11 municípios
Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Serro, São Gonçalo do Rio Preto e Senador Modestino Gonçalves.

TERRITÓRIO DO MÉDIO/BAIXO JEQUITINHONHA
Microrregião de Almenara – 16 municípios
Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

Microrregião de Pedra Azul – 5 municípios
Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Itaobim, Medina e Pedra Azul.

Microrregião de Araçuaí – 13 municípios
Araçuaí, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pontos do Volantes e Virgem da Lapa.

Margem Esquerda do Rio Jequitinhonha
    TERRITÓRIO NORTE DE MINAS
    Microrregião Grão Mogol – 6 municípios
Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira, Josenópolis e Padre Carvalho

Microrregião de Bocaiúva – 3 municípios
Bocaiúva, Guaraciama e Olhos D´Água

Conheça Felício dos Santos e suas belas atrações naturais e culturais.
A pequena cidade de Felício dos Santos está localizada no Alto Jequitinhonha a 76 km de Diamantina, seguindo pela BR 367, sentido Turmalina. Fica a 209 km de Minas Novas; 281 km de Araçuaí; 356 de Itaobim; 468 km de Almenara; 203 de Montes Claros; 409 de Teófilo Otoni; 365 km de Belo Horizonte.
Riquezas culturais e naturais

A cidade de Felício dos Santos é dona de uma riqueza histórica ímpar, marcada por antigas igrejas, um cemitério de escravos em ruínas, entre outras atrações. Faz parte do Circuito Turístico dos Diamantes e da Estrada Real.

Apesar de se tratar de uma cidade com grande valor histórico cultural, Felício dos Santos tem como uma de suas principais atrações as águas termais localizadas na Fazenda do Sobrado. Com reconhecidas propriedades medicinais, as águas possuem temperatura média entre 36º e 38º C e atraem turistas de todas as partes em busca de tratamentos, além de agradáveis momentos. 

A beleza natural do município pode ser representada pelo Lajeado de Noronha, corredeiras que formam vários saltos e poços de águas cristalinas; a Cachoeira do Sumidouro, caracterizada por não formar nenhum poço e ter suas águas desaparecendo ao final da queda, além da Mata do Isidoro.


A Lapa Santa ainda conserva algumas pinturas rupestres. Com uma população simples e acolhedora, o município mantém manifestações culturais fortes, como a Festa do Rosário. O festejo agita toda a comunidade, principalmente com a famosa apresentação da dança folclórica Marujada. 

Dados Gerais de Felício dos Santos
Localização
Localização de Felício dos Santos
Localização de Felício dos Santos em Minas Gerais
Felício dos Santos está localizado em: Brasil
Felício dos Santos
Localização de Felício dos Santos no Brasil
Municípios limítrofes
Distância até a capital
365  km
Características geográficas
358,862 km² 
5 046 hab. Estimativa IBGE/2016
2.229 hab na cidade
2.817 hab na zona rural
14,31 hab./km²
740 m
Indicadores
0,606 médio PNUD/2010 
R$ 35 247,00 mil IBGE/2014
R$ 7 084,66 IBGE/2014

Veja os links:

https://www.facebook.com/FelicioDosSantosMg/
Video convite para o Festivale.


Aqui você encontra todas as informações sobre o 34º Festivale e sobre o município de Felício dos Santos, contados de órgãos públicos, pousadas, hotéis e atrações turísticas e culturais.

Pontos Turísticos De Felício Dos Santos (MG) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=xLdWRo7cN-A


15 de jun de 2015 - Vídeo enviado por GRUPO FELÍCIO DOS SANTOS TV COCRIATIVA
Pontos Turísticos De Felício Dos Santos (MG). GRUPO FELÍCIO DOS SANTOS TV COCRIATIVA ...






Um comentário:

Washington Brasil disse...

Infelizmente não poderei participar. Mas ficarei atento aos acontecimentos e se Deus quiser,em 2018 irei de mala e cuia!

Postar um comentário