domingo, 23 de julho de 2017

Xote "Valores do Vale" viraliza como novo hino do Vale

Nilson Freire é cantor e compositor de Salinas, radicado em Brasília.

O músico, cantor e compositor de Salinas, Nilson Freire, gravou um xote que pode vir a ser um novo hino do Vale do Jequitinhonha: Valores do Vale (Jequitinhonha). Assim como tem sido a música Jequitivale, do Mark Gladson, cantor e compositor de Minas Novas, falecido há mais de 10 anos, o belo xote também pode pegar.

A música virou uma mania entre os mais de 300 jovens que participam das 13 Oficinas do  34º FESTIVALE que se realiza na cidade de Felício dos Santos, a partir deste domingo, 23.07 até 29 de julho, no sábado.

Assim como a música Jequitivale que fala do apelo sentimental da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, desaguando num declaração de amor pelo Vale do Jequitinhonha, a música-xote destaca valores de Salinas, do norte e nordeste de Minas e cria um refrão que já está na boca do povo.


"Eu sou do vale do Jequitinhonha
Sou nordestino do norte mineiro
Sou cantador que toda noite sonha
Com esse cantinho de chão brasileiro

Tanta beleza o meu vale tem
Tanta riqueza posso até contar
Numa cantiga que convém
Alguns valores que tem por lá".

A música é belíssima, recheada de referências artísticas ligadas à música e à poesia de Salinas e de todo o Vale do Jequitinhonha. O cantador se assume como "nordestino do norte mineiro".

Faz referências aos artistas salinenses Cuca Moon; aos violeiros Gesão do Vale, Gilson, Kinka, Marcão e Marães; ao sanfoneiro Doro Brasamundo; aos poetas Narciso Durães e Argeu Guimarães, ao violeiro João  Erik, e ao Derony Alves, nome de batismo do Palhaço Frajola.

Lembra também de artistas que se identificaram com a cultura do Vale e foram adotados como nativos, como Pereira da Viola, de São Julião, em Teófilo Otoni, no Mucuri; Saldanha Rolim, nordestino, morador de Diamantina; e Titane, de Oliveira/BH. 
Relembra Téo Azevedo, de Bocaiúva, e Zé Côco do Riachão, de Brasília de Minas/Montes Claros.         
                                 
Registra nomes de artistas presentes nos Festivais da Canção do Festivale, na década de 80: Arnô (Arnaldo Maciel, de Minas Novas),  Chico Rei, de Itaobim, e Dadi do Norte, de Araçuaí. Erinatal  Ferreira, violeiro de Coronel Murta, acredita que Dadi pode ser referência a Dadi de Carlito, violeiro famoso de Itaporé. 

Destaca a poesia de Gonzaga Medeiros; do bem-ti-vi, ave cantadeira de Paulinho PedraAzul; de Rubinho do Vale; do humor de Saulo Laranjeiras; do clássico romântico Nós Dois, de Tadeu Franco; dos corais Lavadeiras de Almenara, Meninos de Araçuaí e Trovadores do Vale. Os trovadores - muitos - entoam a música de Melão e Leri Faria, Jequitinhonha, gravada por Paulinho Pedra Azul. "Jequitinhonha, braço de mar/leva este canto/pra navegar/ traz do garimpo/pedra que brilha/mais que a luz do luar...". Quem não se lembra? 

Com o "coração descompassado", procura refúgio no Curralzim do Boi, bar de resistência da cultura regional, no bairro Major Prates, em Montes Claros, de propriedade do Pedro  Boi, cantor e compositor popular norte-mineiro, de Ibiracatu, autor de Lenda do Arco-Íris, Mariana e outros sucessos regionais. 
E arremata: "Ê Minas, Salinas, Jequitinhonha!"

Vem pro Festivale, Nilson Freire! Aqui, você cantará com muita gente, emocionada, fazendo o coro: "Eu sou do Vale do Jequitinhonha, sou nordestino do Gerais mineiro!"

Nilson Freire é forrozeiro e dos bons. Faz muito sucesso no centro-oeste e em Brasília, onde vive, rodeado por nordestinos. Tem muitas gravações: mais de 300 músicas, 10 CDs e 02 DVDs.

Fez sucesso com a música Prenda minha, na voz de Frank Aguiar;  Último trem/Chorar pra que,  gravada por Tom Cléber; O beijo que me deu, por Márcia Ferreira, e a A Coisa da Coisinha, interpretada pela Banda Caviar com Rapadura.

Curta a letra e a melodia da música Valores do Vale:

Valores do Vale (Jequitinhonha)
Nilson Freire
  
Eu sou do Vale do Jequitinhonha
Sou nordestino do norte mineiro
Sou cantador que toda noite sonha
Com esse cantinho de chão brasileiro

Cuca, Gesão e Rubinho do Vale
Marcão, Marães, Pereira da Viola
E pra fazer o povo xodozar
La vem o Doro que anda mundo afora
Pra recitar versos e poesia
Narciso, Argeu e Gonzaga Medeiros
João Érik canta na barra do dia
Gilson e Kinka são dois violeiros

Eu sou do Vale do Jequitinhonha
Sou nordestino do norte mineiro
Sou cantador que toda noite sonha
Com esse cantinho de chão brasileiro

O rádio toca Paulinho Pedra Azul
Seu bem ti vi e ave cantadeira
E pra fazer o povo se alegrar
A tv mostra Saulo Laranjeira
Família Marques, Saldanha Rolim
Téo e Tião e Zé Coco são cantadores
Titane, Arnô, Chico rei e Dadi
E Derony são todos trovadores

Eu sou do vale do Jequitinhonha
Sou nordestino do norte mineiro
Sou cantador que toda noite sonha
Com esse cantinho de chão brasileiro
Tanta beleza o meu vale tem
Tanta riqueza posso ate contar
Numa cantiga que convém
Alguns valores que tem por lá

As lavadeiras cantam suas vidas
Com os meninos de Araçuaí
E os trovadores do vale entoam
Uma canção de Melão e Lery
E o Tadeu Franco canta pra nós dois
Uma bela música de amor
Meu coração descompassado fica
Pro Curralzim do Pedro boi eu vou

Eu sou do vale do Jequitinhonha

Ê minas, Salinas, Jequitinhonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário