sábado, 30 de setembro de 2017

Caravana Lula visitará 4 cidades do Vale do Jequitinhonha



Teófilo Otoni, Itinga, Araçuaí, Salinas e Diamantina estão previstas no Roteiro da Caravana Lula por Minas Gerais.

Ex-presidente, apaixonado pelo povo do Vale, volta à região, pela décima vez.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai visitar onze cidades mineiras em outubro. O roteiro das cidades está sendo definido e vai passar pelas regiões do Vale do Aço, Rio Doce, Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Central, em um percurso de  1.444 km.
Quatro cidades do Vale devem ser visitadas pelo presidente Lula: Araçuaí, Itinga, Salinas e Diamantina.

Serão oito dias de viagem pelo estado, de 23 a 30 de outubro. 

Da mesma forma como aconteceu no Nordeste, o ex-presidente deve percorrer esses locais de ônibus, acompanhado de assessores, representantes de movimentos sociais e parlamentares. 

Uma grande liderança que participará da Caravana deve ser a ex-presidenta Dilma Roussef. Ela é mineira de Belo Horizonte, embora tenha atuado como representante política do Rio Grande do Sul.

O Governador Fernando Pimentel também deve participar de uma parte da Agenda da Caravana.


A decisão de começar pelo Vale do Aço foi um pedido do partido, pois a região já foi um dos principais redutos do PT no estado. Já a escolha de Minas Gerais como próximo destino da caravana foi do próprio ex-presidente. Durante sua viagem ao Nordeste, ele manifestou o desejo de percorrer várias regiões e citou Minas Gerais. 

”Estou querendo fazer Minas Gerais, por uma razão simples: é um estado muito distinto, você tem Minas carioca, Minas paulista, Minas nordestina, Minas Brasília e Minas mineira mesmo. Eu gostaria ir ao Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, depois andar pelas outras regiões”, disse Lula na ocasião.



Provável Roteiro

A Caravana da Esperança iniciará as visitas por Ipatinga, no Vale do Aço, no primeiro dia das andanças de Lula por Minas. Seguirá viagem para Governador Valadares, a 103 km, onde debaterá a questão do meio ambiente, a destruição do Rio Doce devido à tragédia de Mariana.



De lá, Lula deve seguir para Teófilo Otoni, a 138 km, no Vale do Mucuri, a maior cidade governada pelo PT, em Minas, onde está localizado um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, universidade criada no primeiro governo petista.



De Teófilo Otoni, Lula segue com a Caravana pela BR 116, a Rio-Bahia, passando pelo distrito de Mucuri, na cidade de Catuji, depois Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Itaobim,  em uma distância de 164 km. Seguindo a BR 367, a próxima parada será em Itinga, a 33 km, no Médio Jequitinhonha, onde em janeiro de 2004, Lula inaugurou uma ponte sobre o rio Jequitinhonha.


Lula se declara apaixonado pelo Vale e volta à região pela décima vez.

Em sua última visita ao Vale, em agosto de 2011, Lula disse ser apaixonado pelo  povo do Vale e lembrou das várias vezes que veio à região: em 1981, organizando o PT; na Caravana da Cidadania, em outubro de 1993, fazendo o seu trajeto de Garanhuns a São Paulo; em outubro de 1995, percorrendo o Vale, passando por Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha e Almenara; na posse de Cacá, como prefeita de Araçuaí, em 01.01.1997; em 12.09.2002, em Diamantina, na campanha eleitoral; nos primeiros dias como presidente de República, em 11.01.2003; em março de 2004, inaugurando a ponte de Itinga; em janeiro de 2010, na inauguração do IFNMG, campus Araçuaí; e , na formatura da primeira turma de técnicos, em agosto de 2011. Foram 9 visitas ao Vale.


Lula discursa no campus Araçuaí do IFNMG, em agosto de 2011, como paraninfo da primeira turma de técnicos da escola, criada por ele.

A Caravana deverá seguir a BR 367, rumo a Araçuaí, a 44 km. Esta será a 10ª vez que Lula visitará o Vale. Araçuaí é a localidade mais visitada. A cidade é governada pelo PT, por cinco vezes, inclusive na atual gestão.  

Nesta cidade do Médio Jequitinhonha, Lula deverá visitar o campus do IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Geais, onde ele paraninfou a primeira turma de formandos, em agosto de 2011.

De Araçuaí, seguindo a MG 342, o trajeto segue para Salinas, a 112 km, passando pelas cidades de Coronel Murta e Rubelita, já entrando no norte de Minas.

Seguindo a BR 251, Lula vai para Montes Claros, a 210 km, cidade que sempre lhe conferiu grande apoio. Passará pelo Vale das Cancelas, local de forte movimento dos geraizeiros, passando pelo distrito de Barrocão, ambos no município de Grão Mogol. Logo à frente, passará por Francisco Sá, antes de chegar em Montes Claros.

Em Berilo, no Médio Jequitinhonha, Lula recebeu um documento durante a Caravana da Cidadania no Vale do Jequitinhonha, em 06.10.1995, que reivindicava a criação de uma Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha. 

Próximo a Montes Claros, ainda pela BR 251, o ex-presidente fará parada em Bocaiúva, a 45 km, que está nas vertentes do norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Mais à frente, andando pela MG 451, depois BR 367, chegará em Diamantina, no Alto Jequitinhonha, passando por Olhos DÁgua e Couto Magalhães de Minas. O Conselho Universitário - CONSU da UFVJM aprovou uma homenagem ao ex-presidente Lula com o título de Doutor Honoris Causa. Lula foi o criador da UFVJM , em 06 de setembro de 2005.

Ainda seguindo, a BR 367 e depois a BR 040, a Caravana passará em Cordisburgo, a 174 km, terra do escritor João Guimarães Rosa, já na região Central de Minas. No trajeto, passará por Gouveia, Presidente Juscelino, Inimutaba, Curvelo, Paraopeba e Caetanópolis.

A Caravana da Esperança, em Minas, termina o seu trajeto, a 143 km, em Belo Horizonte, com uma grande manifestação popular de apoio ao ex-presidente Lula, provavelmente, na Praça da Estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário