sexta-feira, 13 de outubro de 2017

3º Mucuriarte mostra a força da arte e cultura do Vale do Mucuri

A terceira edição do Mucuriarte conta com mais de 20 atrações em quatro dias de evento gratuitos.

Shows, dança, teatro, feiras e oficinas são algumas das atrações que integram a programação do 3º Mucuriarte em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri, no nordeste de Minas.

O festival que promove o encontro de artistas da cultura popular e regional está acontecendo do dia 10 a 14 de outubro, na Rua Coronel Gomes Euzébio.
A entrada é franca.
Nesses quatro dias, grandes ídolos do Vale do Mucuri se encontram no palco do Mucuriarte. Entre eles os primos Carlos e Beatriz Farias, Wilton Rodrigues e a banda Reggae a Terra abriram a primeira noite de shows.
Na quarta-feira, dia 11 de outubro, Priscilla Magela e banda Nuvem Diverso deram sequência às festividades. 

Na quinta-feira, dia 12, o cantor e compositor Bilora apresentou, junto com o violeiro Wilson Dias, o espetáculo “Dois Rios”, no mesmo palco que recebe a banda Mangalô.
Ainda na quinta feira começaram as apresentações do Festival da Canção, que contou com artistas de diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Ceará e Bahia. 
Neste ano foram inscritas 120 canções, número recorde entre as outras edições.  
A cantora Titane é quem abre a noite de shows na sexta feira. Em seguida, a banda Magia Negra é quem comanda a festa. 
E fechando a programação do 3º Mucuriarte, no sábado, o público confere a premiação do Festival da Canção e o grande show “Do Jequitinhonha ao Mucuri” com os violeiros Tau Brasil, Pereira da Viola, Rubinho do Vale e Paulinho Pedra Azul.

 Outras atividades marcam a terceira edição do Mucuriarte, como os fóruns que debatem as “Políticas Culturais do Mucuri para o Mucuri”, o “Empoderamento da Mulher” e “Cultura e Direitos para os Quilombolas”. 

Oficinas e workshops de grafite, reciclagem, técnicas circenses, dança afro, interpretação teatral, literatura e música também compõem a grade de programação.


Gestão do evento
Fruto da parceria e articulação entre diversos segmentos e agentes culturais do Vale do Mucuri e do Estado, como o Instituto Válido Mucuri e o Grupo Cultural Meninas de Sinhá, o Mucuriarte conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Carlos Chagas.

Para a realização do evento, durante 8 meses, os diversos grupos culturais do Vale do Mucuri se reuniam e debatiam o planejamento das ações e programações do evento, assim como eram feitas articulações políticas para a efetivação do patrocínio e gestão do evento.

Patrocínio

O patrocínio é do Governo de Minas Gerais que custeia todas as despesas do evento. A Secretaria de Estado de Cultura liberou R$ 250 mil para a entidade gestora Meninas de Sinhá, fruto de aprovação da Comissão de Participação Popular,  sob presidência do deputado estadual Jean Freire, na revisão do PPAG - Plano Plurianual de Ações Governamentais.

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (IDENE) liberou R$ 100 mil para a Prefeitura Municipal de Carlos Chagas cobrir todos os gastos que a municipalidade ficou responsável.
Confira a Galeria de fotos e acompanhe nossa fanpage. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário