sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Janaúba: Vigia põe fogo em crianças em creche. Oito pessoas morreram.



As vítimas até o momento são seis crianças e a professora. O agressor também morreu.

No total 22 foram queimados e casos graves foram levados para hospitais da região




Tragédia em Janauba
Moradores em frente à creche onde ocorreu o ataque, em Janaúba, no norte de Minas. EFE

Uma tragédia abalou a pequena cidade mineira de Janaúba, no norte de Minas,  a 136 km de Montes Claros e 557 km da capital Belo Horizonte. O vigia noturno da creche Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente ateou fogo em dezenas de crianças entre quatro e seis anos que estavam no estabelecimento na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro. De acordo com a Prefeitura de Janaúba, quatro crianças morreram no local. Outras 22 foram socorridas e levadas para hospitais da região, sendo que nove delas estão em estado grave com queimaduras em mais de 20% do corpo, de acordo com um boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Às  23h desta quinta-feira, o total de mortos no ataque havia subido para 8: mais duas crianças morreram no hospital, além da professora. O vigia também morreu.
Segundo informações dos jornais locais, o agressor seria Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que havia sido afastado do cargo após alegar problemas de saúde. Ele jogou álcool sobre as crianças e sobre seu próprio corpo e em seguida acendeu o líquido inflamável. O teto de material inflamável da sala onde o crime ocorreu teria ajudado a espalhar as chamas. Santos também chegou a ser internado em estado grave, mas morreu durante a tarde.



17h00-ATUALIZAÇÃO: Órgãos envolvidos na tragédia em Janaúba solicitam doadores sangue p/ Hemominas Montes Claros. Ajude, compartilhe, doe!

O crime ocorreu no horário do intervalo da creche, e no momento cerca de 50 pessoas, entre crianças e funcionários, estavam no local. Helicópteros da Polícia Militar de cidades vizinhas foram deslocados para Janaúba para auxiliar na remoção de vítimas para hospitais de referência no tratamento de queimados, como o João XXIII, na capital mineira, e a vizinha Montes Claros. Nas redes sociais, moradores da cidade pedem doações de material hospitalar e de sangue para o Hospital Regional, que recebeu a maioria dos feridos. Quinze pessoas deram entrada no local em estado de choque, mas já foram liberadas.

O governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), divulgou nota afirmando ter determinado "a mobilização de todas as forças de Saúde Pública e de segurança (...) nas operações de resgate e salvamento" na creche. Ele declarou luto oficial de três dias em razão da tragédia. A assessoria de imprensa do petista afirmou que ele se dirigiu a Janaúna no início da tarde.
Pimentel estava em Aimorés, no Vale do Rio Doce. De helicoptero, ele foi para Janaúba, acompanhando de perto os trabalhos dos serviços de saúde e de segurança. Colocou todos os serviços de socorro do Estado, à disposição das vítimas da tragédia.

O prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), comparou o ocorrido a um conflito armado. "Eu nunca vi uma guerra, mas a situação aqui parece ser igual. É catastrófica", afirmou o tucano. A prefeitura criou uma conta corrente para receber doações em dinheiro para ajudar as vítimas.
Em entrevista a um jornal local, o tenente Diego Prates, do sétimo batalhão dos Bombeiros, afirmou que testemunhas afirmaram que o homem entrou com um galão de gasolina ou álcool, e ateou fogo. “Em seguida ele saiu abraçando as pessoas, para que todos pegassem fogo”, disse. De acordo com Prates, existe a suspeita de que o homem sofresse de algum distúrbio mental.
Vigia incendeia creche em Janaúba Foto: Natália Jael/Inter TV Grande Minas . 05/10/2017





Ver imagem no Twitter



 MORTOS
Juan Pablo Cruz dos Santos, 4 anos
Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4 anos
Ruan Miguel Soares Silva, 4 anos
Ana Clara Ferreira Silva, 4 anos
Renan Nicolas dos Santos Silva, 4 anos
Heley de Abreu Silva Batista, de 43 anos
Damião Soares dos Santos, 50 anos (assassino)
A SITUAÇÃO DOS INTERNADOS
30 vítimas, sendo 26 crianças e 4 adultas. 
6 crianças são fatais 
2 adultos fatal
6 crianças em BH
1. Flavia Nayara de 5 anos queimadura nos membros inferiores
2. Marcus Vinicius de 3 anos com 20% do corpo queimado
3. Iasmin de 4 anos, (indo via terrestre para moc/samu e embarcará em moc na aeronave da unimed que a levará ao hospital João XXIII).
4. Renan Nicolas de 4 anos, (indo via terrestre para moc e embarcará em moc/samu na aeronave da unimed que a levará ao hospital João XXIII.
5. Gabriel Carvalho de 5 anos, 80% do corpo queimado
6. Cecília Divina 4 anos - saiu com helicóptero da PM, ficou no HU e as 19h seria conduzida pela equipe da Unimed para BH.
9 foram para Montes Claros
Maioria tiveram queimaduras na vias Aéreas.
1. Yasmin Seffani de 5 anos
2. Nicole Maria de 6 anos, 20% do corpo e queimou a mão toda
3. Maísa Gabriela 4 anos 35% de queimadura no corpo
4. Luana 5 anos queimadura via aérea
5. Maísa 5 anos queimadura via aérea
6. Talita 4 anos queimaduras de vias aéreas
7. Nicolas de 5 anos queimadura de vias aéreas
8. Icaro Gabriel 4 anos queimadura de vias aéreas
9. Raissa da Silva, 5 anos, 45% do corpo queimado e vias aéreas
3 ainda irão para Montes Claros
1. Patrick Samuel de 3 anos, 30% do corpo queimado
2. Thiago Felipe de 4 anos com 30% do corpo queimado
3. Ruan Emanuel de 5 anos com 30% do corpo queimado
4 crianças não  vão para Montes Claros e ficarão em Janaúba
1. Arthur Souza 2 anos, sem queimaduras e ficará em Janauba
2. Julie Mariah, 3 anos, inalou gases
3. Ludmila Cristine 6 anos, inalou gases
4. Arthur Gabriel de 4 anos
3 adultos ainda estão em Janaúba
1. Geni está com 60% do corpo queimado;
2. Marley professora está com 40% do corpo queimado

Nenhum comentário:

Postar um comentário