terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Mais de 270 participantes do 1º Encontrão de Mulheres do Vale do Mucuri.

Plenário ficou cheio de mulheres ávidas para debater seus direitos.

No último sábado, 03.12.16, o deputado estadual Jean Freire participou do 1° Encontrão das Mulheres do Vale do Mucuri, que aconteceu em Teófilo Otoni, na Casa dos Movimentos Populares. O evento teve participação de 276 mulheres guerreiras. Foram discutidas políticas públicas para o fortalecimento dos movimentos populares que atuam em defesa da mulher. 
A Mesa de debate foi formada pelo deputado estadual Jean Freire; o vereador e prefeito eleito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; promotora de Justiça, Nelma Mattos; vice reitor da UFJVM, professor Cláudio Eduardo; Valéria Cristina, pró reitora de extensão e cultura da UFVJM e coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf); Tenente Warlice, representando o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar; Maria Helena, Superintendente de Ensino; Rízia, do movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaemg; Janice Tameirão, Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese); Liota, Instituto Cidadania e de Antonioni Freire, Instituto Direitos Humanos e da Soldado Juliana Lemes, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e Claudilene Ramalho, do Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
‘’É uma felicidade imensa estar aqui hoje. As mulheres dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha fizeram a audiência mais significativa e bela dos dois anos do nosso mandato. Aquele encontro, que tive a felicidade de presidir, é comentado nos corredores da Assembleia, nos setores de comunicação e nos outros mandatos até hoje. Eu estou aqui graças às mulheres. Uma delas, uma Maria, a minha mãe... A outra Maria, a Maria José Haueisen, que representou tão bem toda nossa região. As mulheres sabem amar, sabem lutar... E o nosso nome é mulher! Um beijo no coração de todas vocês!’’, emocionou-se o deputado. 
O Encontrão foi organizado pelos movimentos populares, representados pela Associação Aprender Produzir Juntos (APJ),  Observatório dos Direitos das mulheres dos Vales do Jequitinhos e Mucuri; Instituto Cidadania e Espaço Adolescente; Pastorais Sociais; o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE); Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Ministério Público Estadual; Levante Popular da Juventude; Coletivo de Mulheres "Cumadre Maria";  Apoio à Mulher, Criança e Adolescente (AMCA); Centro Acadêmico do curso de Serviço Social da UFVJM;  Clínica Vivar e mandato popular da Vereadora Tina. Como parceiros diretos, pontuamos o Instituto Direitos Humanos (IDH); Instituto Pauline Reichstul; Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), coordenada pela soldado Juliana Lemes, e Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFVJM. O evento foi finalizado com apresentações teatrais, dança, música e sorteio de brindes.
        
                A iniciativa da realização do I Encontrão partiu do resultado da junção de duas propostas. Por um lado, o projeto de extensão da UFVJM, denominado “Observatório dos Direitos da Mulher”, coordenado pela professora Claudilene Ramalho, de outro, o projeto aprovado junto à Associação Feminina de Assistência Social e Cultura - AFAS, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica - PPVD, da Polícia Militar, intitulado “Na realidade o que a gente quer, não tem violência contra a mulher” do 19º BPM/15ª RPM.
            O evento teve como palestrante oficial Benilda Regina de Paiva Brito do Instituto Direitos Humanos, Movimentos de Mulheres Negras e membro da ONU MULHERES, que explanou sobre “Os direitos da mulher na conjuntura atual”. Concomitante a esta atividade, teve a apresentação “Ciranda”, coordenada pelo Levante Popular da Juventude, para o cuidado com as crianças das mães participantes;
            Houve ainda momentos de depoimentos motivadores, apresentação cultural do batuque das mulheres de Ouro Verde de Minas, abertura com lindas canções representadas pela cantora e produtora cultural Beatriz Farias e performance corporal da bailarina Carolina.
            A Tenente Warlice, representando o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar, em sua fala, disse que é importante essa parceria da PMMG com a sociedade, unindo forças em torno da segurança pública, bem como, é importante a participação nesses eventos para que a instituição possa sentir os anseios e as necessidades das outras instituições em relação à temática da Violência Doméstica e Familiar, para aprimorar o desempenho no atendimento à sociedade.
      A  professora Claudilene Ramalho, da UFVJM, fez uma explanação sobre centenas de casos da violência contra a mulher, seja doméstica, no trabalho, nas vias públicas, escolas e nos relacionamentos sociais, familiares e pessoais. Ela afirmou que a mulher, desde menina, sofre as mais variadas formas de violência que parte principalmente de homens insensíveis que pensam que a mulher é seu objeto de cama, mesa e cozinha.

Fonte: PMMG e UFVJM campus Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário