quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Araçuaí: Pólo de exploração de lítio poderá mudar realidade do Vale do Jequitinhonha

Multinacional Sigma Mineração quer implantar unidade de conversão de lítio entre os municípios de Itinga e Araçuaí para produção de baterias elétricas. 

Projeto prevê investimentos na ordem de U$ 500 milhões de dólares.

Foto: Gazeta de Araçuai/Daniel GonçalvesPólo de exploração de lítio poderá mudar realidade de Araçuaí e região
Representantes dos Ministérios do Exército, Aeronáutica e Defesa, realizaram nesta quarta-feira (13.12) inspeção na mina de lítio.

Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas,  poderão estar iniciando um novo processo de transformação de sua realidade sócio-econômico. Uma reunião realizada nesta quarta-feira (13.12) na Sede da  Unopar- Universidade Norte do Paraná, em Araçuai, convocada pelo   Ministério Público Estadual, começou a discutir a instalação entre os municípios de Araçuaí  e Itinga, de um polo de exploração, beneficiamento e exportação de minério de lítio. Uma jazida de proporções ainda em fase de avaliação  foi descoberta na região, entre estes municípios que concentram cerca de 8% das reservas de lítio do planeta.

Participaram do encontro, representantes da sociedade civil e dos Ministérios do Exército, Aeronáutica, e da Defesa, além de procuradores e promotores públicos. Durante a manhã, os oficiais das Forças Armadas e promotores visitaram a área onde será extraído o lítio, a cerca de 10 km de Araçuai.

Promotor Leonardo Duque coordenou encontro que discutiu implantação do projeto entre os municípios de Araçuai e Itinga.
Promotor Leonardo Duque coordenou encontro que discutiu implantação do projeto entre os municípios de Araçuai e Itinga.

O Ministério Público  vai promover, antecipadamente,  a fiscalização das ações de governo e da iniciativa privada na implementação do projeto, orçado em U$ 500 milhões de dólares. 

O promotor de Justiça, Leonardo Duque Barbabela, que orientou o debate assegurou  que  o conjunto de iniciativas poderiam transformar, positivamente,   a face do Vale do Jequitinhonha. Ele destacou, a necessidade de se promover uma mobilização geral da sociedade regional uma vez que a implantação do empreendimento  vai exigir ações do Poder Público de obrigações legais, em variados setores, notamente nos campos ambientais; trabalhistas e tributários,  que poderão comprometer a agilidade   no processo de produção do polo.

Para o diretor executivo da Sigma Mineração,  Calvyn Gardner, o Vale do Jequitinhonha   poderá se  transformar  num importante centro latino americano de exportação de concentrado de lítio mas que para isso, é preciso percorrer um longo caminho que passa desde os licenciamentos à formação de mão de obra e cumprimento de obrigações legais. A Sigma, uma multinacional inglesa, é  detentora de 12 mil hectares de área onde se concentra o lítio, adquirida da antiga Mineração Arqueana, nos municípios de Araçuai e Itinga.

Os governos do  Chile e Argentina estão  em busca da tecnologia que possibilite a instalação de um concentrador em seus territórios. " Só é viável um concentrador em cada continente", destacou os dirigentes da Sigma.

Assédios

Prefeito de Araçuai, Armando Paixão disse estar indignado com a insinuação de que agentes públicos poderiam impedir empreendimento.
Prefeito de Araçuai, Armando Paixão disse estar indignado com a insinuação de que agentes públicos poderiam impedir empreendimento.
 ecentemente em oficio encaminhado ao Ministério Público, a Sigma informa que agentes públicos estão se aproveitando da burocracia estatal para assediar as empresas interessadas no processo, oferecendo facilidades e pedindo propinas. Disse não ter provas e não aponta quem estaria pedindo vantagens para acelerar os  processos. Foi instalado  no mês passado, pelo promotor Leonardo Duque Barbabela, procedimento administrativo para apurar as denúncias.

 O prefeito de Araçuai, Armando Paixão (PT) disse estar indignado com o documento produzido pelo Ministério Público que instaurou o  procedimento. “ Ficou parecendo que eu e o prefeito de Itinga, Adhemar Marcos, estamos impedindo o empreendimento e pedindo propina”, disse ele. 

O promotor  Leonardo Duque Barbabela da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimômio, destacou que o procedimento era cautelar e que por enquanto,  não há indícios de crime mas que o Ministério Público não pode esperar que ele ocorra.


Coronel Gilvan de Almeida quer que seja feito amplo debate sobre o projeto.
Coronel Gilvan de Almeida quer que seja feito amplo debate sobre o projeto.

O presidente da Associação Pró Desenvolvimento  do Vale do Jequitinhonha, Coronel Gilvam Almeida Sá, convidado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, a participar do debate, disse que este é o momento do Vale, porque o lítio é o petróleo branco. “ As questões ambientais e trabalhistas se discutem dentro do ordenamento jurídico”, afirmou.

Procurador de Justiça Rômulo Ferraz garantiu que Ministério Público vai auxiliar na agilização dos processos de implantação do polo
Procurador de Justiça Rômulo Ferraz garantiu que Ministério Público vai auxiliar na agilização dos processos de implantação do polo

O procurador geral adjunto de Justiça do Estado, Rômulo Ferraz, que esteve no evento informou aos representantes das entidades presentes à audiência que provocaria o Governo do Estado a abraçar este projeto de forma a viabilizar os trâmites  burocráticos de todo o processo de licenciamento e implantação. “Procurarei até o governador”, garantiu.

Outra preocupação abordada durante o encontro foi a preparação da mão-de-obra, principalmente de técnicos de nível médio e superior  que  serão empregados  . “ É necessário a capacitação local, evitando assim, a vinda de  profissionais de outras regiões e por isso o envolvimento das escolas é fundamental”, destacaram os representantes da Sigma.

O processo entra agora na fase de licenciamentos ambientais. A previsão é que até  o final de 2019 seja iniciada a exploração e beneficiamento do lítio na região. O Brasil não possui ainda a tecnologia para este beneficiamento. " Vamos trazer a indústria e depois a tecnologia", afirmaram os executivos da Sigma.

"Esta é uma oportunidade de desenvolvimento regional. É preciso mobilizar todos os segmentos. Se não conseguirmos instalar o projeto, a região será mera exportadora do minério", advertem os  empreendedores.

Representantes das entidades presentes destacaram a importância de se ampliar o debate com a comunidade atingida,  de forma a dar transparência a todo o processo.

Para que serve o lítio


Trata-se de um metal estratégico de grande interesse na industria bélica e energia nuclear,mas também empregado na indústria cerâmica e de vidros.
Em vários países, especialmente nos Estados Unidos, maior produtor, consumidor e exportador mundial, na União Soviética e República Popular da China, os dados sobre o litio são de circulação restrita ou confidenciais.

Na América do Sul, O Chile é o principal lider na produção de lítio, seguido pela Argentina. Ambos os países extraem o lítio nas piscinas de água salgada. Entretanto, metade das reservas mundiais conhecidas estão armazenadas na Bolívia.

No Vale do Jequitinhonha, que concentra pelo menos 8% das reservas mundiais, o lítio é explorado pela CBL-Companhia Brasileira de Lítio- instalada entre os municípios de Araçuai e Itinga. 

Sérgio Vasconcelos e William Santos, Repórteres, na Gazeta de Araçuaí

Video da TV Araçuaí, sobre Audiência Pública:

https://www.youtube.com/watch?v=Fc23kYwdfgw&feature=youtu.be



Nenhum comentário:

Postar um comentário