quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Prefeito de Capelinha desabafa contra jeitinhos na administração pública

Em longa entrevista, Tadeuzinho, Prefeito de Capelinha, combate vícios da gestão pública e acusa demandas individualistas como prática nefasta à gestão pública. 

Em transmissão ao vivo, na noite desta quarta-feira (14/02/2018), o prefeito de Capelinha (MG), Tadeuzinho Abreu, enfatizou as situações em que a administração pública municipal é procurada para dar “jeitinhos” em demandas individuais, em detrimento às ações em prol da coletividade. O chefe Executivo capelinhense comentou sobre as críticas recebidas e destacou que “quem pede jeitinho não tem dinheiro de cobrar”.
“Escuto muitas coisas nas ruas, sou muito cobrado, às vezes as pessoas até nos ofendem com palavras duras e pesadas. Temos que suportar, porém muitas vezes essa mesma turma que critica é a que nos cobra um jeitinho, para resolver um problema individual. Quem pede jeitinho não tem direito de cobrar. Tem gente que infelizmente não quer uma administração honesta, mas sim um governo que o beneficie individualmente. Olha, há quem critique com toda a razão do mundo, pois a população tem que falar quando há um problema em uma estrada, ou se falta médico em um PSF. Agora, em relação à turma do jeitinho, as críticas são inválidas. Para nos criticar, tem que ser honesto. Vencemos o ano passado sem nenhum processo, todas as denúncias contra nós foram arquivadas. Estamos cumprindo TAC’s (acordos judiciais) que não fomos nós que assinamos, estamos até hoje pagando o asfalto do bairro das Acácias. Gostaria que tudo isso fosse observado. Tem gente que diz: Tadeu, hoje eu não votaria em você. Tudo bem, te entendo, te respeito, mas vou fazer de tudo para mudar sua opinião. Agora, você que não votaria em nossa administração por uma questão pessoal, eu te peço que repense os seus conceitos e que você de fato lute por uma Capelinha melhor, como temos feito”, disse o prefeito.
Confira outros trechos:
CORPO DE BOMBEIROS: tivemos mais uma etapa vencida para instalação do Corpo de Bombeiros em Capelinha. Recebemos uma equipe técnica responsável pela fase estrutural, apresentamos imóveis para os bombeiros definirem o local de instalação do Pelotão em nosso município. Apresentamos os locais disponibilizados e teremos uma resposta nos próximos 30 dias.
MOTOTÁXI: publicamos o edital, foi definido sobre número de vagas e locais, são 13, sendo 7 na cidade e 6 na zona rural. À medida que for surgindo demanda, vamos aumentando o número de concessões de mototáxi, inclusive ampliando o número nas comunidades. Tudo será feito sempre através de uma análise criteriosa junto com a Comissão de Trânsito.
MOMENTO FINANCEIRO CRÍTICO: em relação à arrecadação e aos recursos que precisamos para administrar nossa cidade, a situação é crítica. Participei de uma comitiva de 400 prefeitos que foi até Belo Horizonte cobrar do Governo do Estado, pois os repasses não têm chegado. Em relação à Saúde estão defasados os repasses de vários programas específicos, o mesmo ocorre em relação ao ICMS, que vem sendo constantemente retido, assim como o FPM. São impostos que vivemos deles, incluindo o IPVA, um imposto importantíssimo para nosso município, o Governo do Estado tem recebido o IPVA e não tem nos repassado na quantidade devida. Mas acreditamos que esse problema será resolvido o mais rápido possível.
TRANSPORTE ESCOLAR: após ao menos cinco parcelas atrasadas, o Governo do Estado pagou algumas, mas há ainda parcela em atraso. Passamos por um momento de extrema dificuldade financeira, mas temos agido com muita transparência. Um exemplo disso é a licitação do transporte escolar: participou quem quis e ganhou quem apresentou a melhor proposta. Entre os que venceram a licitação tem apoiadores da administração, tem não apoiadores da administração, tem gente daqui e gente de fora. Tudo feito às claras, com muita transparência e com a fiscalização de vereadores, como tem que ser.
AVENIDA BERILO: Havia uma questão contábil pendente, porém já foi resolvida. Já realizamos toda a infraestrutura subterrânea, e no mais tardar no início de março continuaremos os serviços e em breve entregaremos a obra totalmente construída.
VILA NOVA DE RESPLENDOR: Tivemos um problema recentemente na comunidade, questões estruturais agravadas pelas chuvas, mas já estamos tentando resolver, não nos esquecemos dos moradores da comunidade. Passei ao Setor de Engenharia a incumbência de fazer um projeto para atuarmos em Palmeiras de Resplendor o mais rápido possível.
ESTRADAS RURAIS: o povo tem razão quando reclama e questiona, pois quem reclama é porque precisa utilizar as estradas rurais. Este ano, faremos o serviço com um cronograma para conseguirmos atender a todos. Sabemos que os homens e mulheres do campo precisam das estradas para escoar sua produção, para vir à cidade… A população da zona rural tem carregado nosso município nas costas com sua atuação. Já passei aos secretários de Transporte, Obras e Agricultura, para que tenhamos mais agilidade para arrumar estas estradas. Temos 3 máquinas (patrol), e não conseguimos atender todas as comunidades ao mesmo tempo, mas à medida do possível vamos resolvendo todas as questões pertinentes.
ENXUGAR A MÁQUINA ADMINISTRATIVA: cortamos aproximadamente 50 cargos comissionados. Este ano estamos com o quadro de funcionários bem reduzido, tivemos que cortar cargos, combustível e uma série de gastos para economizar e mudar a história de nossa cidade.
PLANO DE GOVERNO: estamos acompanhando o nosso plano de governo, que será implantado dia após dia. Não é possível fazer, em apenas um ano e um mês, tudo o que foi planejado para quatro anos. Vamos implantando o plano de governo de acordo com as condições que o município tem. Podemos falhar em uma ou outra questão, mas não nos descuidamos nunca da honestidade nos nossos atos e na transparência, fundamental no momento de prestar contas à administração de todas as nossas realizações.
Assista a transmissão completa:


Fonte: Ascom Prefeitura de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário