segunda-feira, 5 de março de 2018

Forças políticas do Vale do Mucuri se articulam para defender democracia e direitos populares


Mais de 200 lideranças político-populares de 19 municípios do Vale do Mucuri se reuniram no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teófilo Otoni, na Rua Frei Serafim, no Morro do Cemitério, no sábado, 03 de março, quando debateram o golpe político e organização popular para derrotá-lo  e o cenário político-eleitoral de 2018.

Professor Juarez Guimarães, da UFMG, fez palestra sobre análise de conjuntura.

O professor e cientista político da UFMG, Juarez Guimarães, fez uma explanação das motivações do golpe político-jurídico-parlamentar e a necessidade de articulação das forças políticas progressistas e da esquerda, organizando-se em Comitês Populares, por bairro, por comunidade, região, por município, local de trabalho, movimentos populares, base sindical, clube ou grupo de amigos para resistir ao retrocesso político com retiradas de direitos que as forças retrógradas estão impondo.


Logo após a palestra, foram realizados pequenos grupos de bochichos para aprofundar as idéias colocadas e propor ações efetivas de organização para a efetivação de um programa de um Congresso do Povo.

Foram colocadas propostas como uma melhor compreensão do cenário eleitoral na América Latina com perspectiva de vitórias da esquerda e um melhor debate sobre a conjuntura estadual que é sempre relegada com destaque para a conjuntura nacional e mundial.


Outra proposta é de organização de uma Frente Democrática Popular em cada município, com a criação de núcleos em comunidades rurais com um já avançado estágio de organização e mobilização popular.

Estiveram presentes representantes políticos: movimentos populares e sindicais: sindicatos de trabalhadores rurais, UFVJM, GEMOM – Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri, SIND UTE, Sindicato dos Trablhadores da Usina de Alcool de Nanuque e Serra dos Aimorés, FETAEMG, Casa dos Movimentos Populares, Instituo Válido (Mucuriate), MST, Levante Popular da Juventude, comunidades quilombolas e outros setores populares. Também participaram  o deputado estadual Jean Freire, deputado federal Leonardo Monteiro e o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário